Aprendizagem e epistemologia do sensível: um olhar para a Umbanda
Resumen
O estudo analisa os processos de aprendizagem na Umbanda, destacando a 'epistemologia do sensível'. Partindo da visão de aprendizagem como mudança contínua, o foco é identificar conhecimentos produzidos nesse universo não estritamente racional. A Umbanda é vista como espaço de formação de conhecimento, desafiando a 'epistemologia do desprezível', que silencia conhecimentos ancestrais em favor de outros considerados mais valiosos. A abordagem adotada busca uma compreensão menos mecanicista da aprendizagem, promovendo uma construção mais humanizada do conhecimento. A proposta inclui um diálogo entre educação e etnopsicologia para ampliar perspectivas no ensino formal, defendendo a valorização dos conhecimentos tradicionais e a superação de preconceitos. A pesquisa foi conduzida com adeptos da Umbanda no Rio de Janeiro, convidados a revisitar seus processos de construção de conhecimento. A perspectiva valoriza a dimensão sensível da aprendizagem, destacando a importância da experiência e do sentido na educação. A metodologia envolveu a produção de cartas pelos participantes, poderosos instrumentos para criar narrativas biográficas ricas em conhecimento. Ao analisar essas cartas, observaram-se indícios de processos de aprendizagem alinhados à epistemologia do sensível. Essas evidências sugerem que uma abordagem etnopsicológica dos processos de aprendizagem pode enriquecer a compreensão em ambientes formais de educação, contribuindo para uma ampliação epistemológica e metodológica.
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