<b>A Cuca vai pegar! Medidas do corpo no caldeirão discursivo do medo</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i2.14338

  • Nilton Milanez Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: Discurso, corpo, medo, monstruosidade, disciplina

Resumo

Este artigo discutirá a lenda da Cuca, bruxa brasileira, que será investigada a partir de três modalidades: a canção infantil “Nana, nenê” de tradição oral, a partitura corporal da Cuca no livro “O Saci” de Monteiro Lobato e a imagem da Cuca em um episódio da edição televisiva do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, em 2001, pela Rede Globo. Tomando os postulados de Michel Foucault na análise do discurso da maneira como a praticamos no Brasil, discutirei a forma como o discurso do medo atravessa o corpo no corpus acima mencionado. Para tanto, identificarei a constituição das monstruosidades, as formas disciplinares que dela surgem, os lugares sociais e históricos que ela evidencia e a produção dos sentidos na rede dessas enunciações.

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Biografia do Autor

Nilton Milanez, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
doutor em Lingüística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara com estágio na Paris III, Sorbonne Nouvelle. Pesquisador do GEADA - Grupo de Estudos de Análise do Discurso de Araraquara (CNPq). Tem experiência na área de Lingüística, Literatura e Ensino com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, mídia, história, memória, sujeito e identidades. Currículo Lattes
Publicado
2011-08-08
Como Citar
Milanez, N. (2011). <b>A Cuca vai pegar! Medidas do corpo no caldeirão discursivo do medo</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i2.14338. Acta Scientiarum. Language and Culture, 33(2), 251-258. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v33i2.14338
Seção
Linguística

 

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