

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO
Acta Scientiarum. Language and Culture é publicada sob o modelo Acesso Aberto e permite a qualquer um a leitura e download, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution 4.0.
APCs (TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO) E TAXA DE SUBMISSÃO
Acta Scientiarum. Language and Culture não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.
POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA
Continuando nossa tradição de excelência, informamos as melhorias editoriais que visam fortalecer a integridade dos artigos publicados por esta revista. Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:
1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;
2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:
- Considerando a necessidade de aprimoramento constante da qualidade editorial de nossa revista em função de órgãos avaliadores, os autores deverão atentar para eventuais alterações nas normas de submissão de artigos, que estarão doravante negritadas e com as datas a partir das quais deverão ser seguidas.
- Com o objetivo de evitar a endogenia e garantir a diversidade dos autores publicados, exigimos que, após a publicação na revista, os autores aguardem, no mínimo, 2 anos até publicarem qualquer outro artigo no períodico.
- artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;
- na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;
- todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;
- a aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.
3. Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:
a) Os editores avaliarão os manuscritos com o sistema CrossCheck logo após a submissão. Primeiramente será avaliado o conteúdo textual dos artigos científicos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;
b) Com os resultados, cabe aos editores e conselho editorial decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações;
c) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS:
1. Acta Scientiarum. Language and Culture, ISSN 1983-4683 (on-line), é publicada pela Universidade Estadual de Maringá, na modalidade publicação contínua.
2. O periódico aceita a publicação de temas gerais e específicos relacionados à área de Letras e Linguística nas categorias: a) artigo (relatos de pesquisa, revisão de literatura, estudo teórico, relato de experiência profissional e debate) e b) resenha de livros recém-publicados. Como publicação de referência na área, a revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação.
3. Os autores se obrigam a declarar a cessão de direitos autorais e que seu manuscrito é um trabalho original, e que não está sendo submetido, em parte ou no seu todo, à análise para publicação em outro meio de divulgação científica sob pena de exclusão. Esta declaração encontra-se disponível no endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/about/submissions.
4. Os dados, ideias, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Os relatos deverão basear-se nas técnicas mais avançadas e apropriadas à pesquisa. Quando apropriado, deverá ser atestado que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Biossegurança da instituição
5. As submissões poderão ser feitas nos idiomas inglês, português, espanhol, francês e italiano. Para submissões a partir de 16 de janeiro de 2018, os autores deverão realizar ou providenciar uma acurada revisão gramatical do artigo no idioma, a qual deverá ser atestada por meio do envio de uma declaração digitalizada (como documento suplementar), de acordo com este modelo.
6. Para dar maior visibilidade internacional a alguns dos artigos aprovados em Língua Portuguesa, os editores poderão solicitar aos autores que seja providenciada a tradução para o inglês da versão final do texto.
7. Os artigos serão avaliados por consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito para publicação mediante dois pareceres favoráveis, e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de pareceres discordantes, o artigo será enviado a um terceiro parecerista. A decisão sobre a publicação ou não do artigo será do Conselho Editorial.
8. O Conselho Editorial reserva-se o direito de evitar a publicação de trabalhos de um mesmo autor em intervalos menores que duas edições. Os autores não poderão submeter nova proposta enquanto tiverem um artigo em processo de avaliação.
9. Os artigos deverão ser submetidos pela internet, acessando o Portal ACTA, no endereço http://www.periodicos.uem.br/ojs/
10. Estão listadas abaixo a formatação e outras convenções:
a) Os artigos deverão ser subdivididos com os seguintes subtítulos: Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, Conclusão/Considerações finais e Referências; esses itens não deverão ser numerados. Os demais itens serão apresentados em função da especificidade do texto proposto em 2.
b) O título, com no máximo vinte palavras, em português e inglês, deverá ser preciso. Deverá ser fornecido, também, um título resumido com, no máximo, seis palavras que não estejam citadas no título.
c) No processo de submissão, deverão ser inseridos número identificador (ID) do ORCID, endereço(s) institucional(is), e o e-mail do(s) autor/es indicado(s) para correspondência. Aceitam-se até quatro autores no artigo.
d) O resumo e o abstract (200 a 300 palavras) deverá conter informações sucintas sobre o tema e o objetivo da pesquisa, a abordagem teórica, os métodos empregados, os resultados e a conclusão. Até seis Palavra-chave (recomenda-se não utilizar as palavras do título) deverão ser acrescentadas ao final do resumo e abstract. Não serão aceitos abstracts produzidos por versão eletrônica, como, por exemplo, o tradutor de computador.
e) Os artigos deverão ter de 12 a 20 páginas digitadas, incluindo figuras, tabelas e referências. Deverão ser escritos em espaço 1,5 linhas e ter suas páginas e linhas numeradas. O trabalho deverá ser editado no Word, ou compatível, utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12, formatado em A4, as margens superior e inferior deverão ser de 2,5 e as margens esquerda e direita deverão ser de 3 cm.
f) Tabelas, figuras e gráficos deverão ser inseridos no texto, logo após a sua citação. Ilustrações em cores serão aceitas para publicação. As figuras e tabelas não deverão ultrapassar 17 cm de largura. As figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravados no formato jpg ou png. Juntamente com o artigo, deverá ser encaminhada por escrito a permissão de uso da ilustração.
g) Anexos e notas de rodapé devem ser evitados.
h) O arquivo contendo o trabalho que deverá ser anexado (transferido), durante a submissão, não poderá ultrapassar o tamanho de 2 MB, nem poderá conter qualquer tipo de identificação de autoria, inclusive na opção propriedades do Word.
i) Artigos científicos redigidos em língua inglesa terão prioridade na pauta de publicação da revista, desde que respeitado o limite de 20% em cada fascículo.
j) As citações deverão seguir os exemplos abaixo, que se baseiam na norma da American Psychological Association(APA). Para citação no texto, usar o sobrenome e ano: Baltar (2006) ou (Baltar, 2001); para dois autores: Angelo e Menegassi (2008) ou (Angelo & Menegassi, 2008); para três ou mais autores citar apenas o primeiro seguido de et al.: Swami et al. (2008) ou (Swami et al., 2008).
k) Para citações em língua estrangeira, em artigos em português, deverão obedecer o seguinte procedimento: no corpus do texto, a citação deverá ser em português com indicação da autoria da tradução e o original em nota de rodapé.
AUTOCITAÇÕES
A revista aceita um índice máximo de 5% de autocitações.
MODELOS DE REFERÊNCIAS
Deverão ser organizadas em ordem alfabética, alinhadas à esquerda, conforme os exemplos seguintes, que se baseiam na norma da American Psychological Association (APA). Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados, sem o local de publicação. As referências deverão conter o DOI.
ARTIGOS
Um autor
Schneider, L. (2015). Abjection and violence in Monoceros, by Suzette Mayr. Acta Scientiarum. Language and Culture, 37(1), 1-7. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v37i1.24579
Dois a vinte autores (devem-se indicar todos os autores separados por vírgula, exceto o último que deve ser separado por vírgula seguido de &)
Angelo, C., & Menegassi, R. (2008). Desempenhos em leitura nas séries finais de ciclo. Acta Scientiarum. Language and Culture, 30(2), 129-137. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v30i2.698
Gomes, L., Cárdenas, C., Alves, V., & Lopes, C. (2008). Reflexões sobre a imagem da velhice mostrada no filme “Elsa e Fred. um amor de paixão". Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 30(1), 25-34. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v30i1.365
Swami, V., Malpass, F., Havard, D., Benford, K., Costescu, A., Sofitiki, A., & Taylor, D. (2013). Metalheads: the influence of personality and individual differences on preferences for heavy metal. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, 7(4), 377-383. https://doi.org/10.1037/a0034493
Vinte e um ou mais autores (devem-se indicar os primeiros 19 nomes de autores, inserir reticências e acrescentar o último autor)
Kalnay, E., Kanamitsu, M., Kistler, R., Collins, W., Deaven, D., Gandin, L., Iredell, M., Saha, S., White, G., Wollen, J., Zhu, Y., Chelliah, M., Ebisuzaki, W., Higgins, W., Janowiak, J., Mo, K. C., Ropelewski, C., Wang, J., Leetmaa, A., … Joseph, D. (1996). The NCEP/NCAR 40-Year Reanalysis Project. Bulletin of the American Meteorological Society, 77(3), 437-472. https://doi.org/10.1175/1520-0477(1996)077%3C0437:TNYRP%3E2.0.CO;2
LIVROS
Gettleman, M. E., Franklin, J., Young, M., & Franklin, H. B. (1995). Vietnam and America: a documented history (2nd ed.). Grove Press.
Wilson-Tagoe, N. (2007). Representing culture and identity: African women writers and national cultures. In C. M. Cole, T. Manuh, & S. F. Miescher (Ed.), Africa after gender? (pp. 223-238). Indiana University Press.
MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES
Alves, E. R. F. (2007). Outremização e revide de colonizado e colonizador em The Narrative of Jacobus Coetzee (1974), de J. M. Coetzee [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Maringá].
Magnabosco, G. G. (2011). A construção do texto opinativo no hipergênero blog: análise de comentários do blog papo de amiga da Revista Capricho. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Maringá]. Biblioteca Digital da Universidade Estadual de Maringá. http://nou-rau.uem.br/nou-rau/document/?code=vtls000190562
ANAIS
Fuzza, A. (2006). A escrita no livro didático [Apresentação de trabalho]. Anais do 1º Congresso Nacional de Linguagem em Interação, Maringá, PR.
JORNAIS
Silva, M. (2005, 6 de março). O espaço da leitura na sala de aula. Jornal do Povo, Caderno D, p. 4.
Ministério lança dados sobre Prova Brasil. (2005, 3 de dezembro). Folha de S. Paulo, p. 15.
DOCUMENTOS ELETRÔNICOS
Ribeiro, G. (2007). O afro-descendente no livro didático de Língua Portuguesa. Recuperado de: http://www.escrita.uem.br/story.jsp?id=911
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
OpenAI. (2024). ChatGPT (Mar 14 version) [Large language model]. https://chat.openai.com/chat
Recomendamos a leitura deste artigo para mais informações de como citar este tipo de conteúdo:
McAdoo, T. (2024, February 23). How to cite ChatGPT. APA Style. https://apastyle.apa.org/blog/how-to-cite-chatgpt
Prazo médio entre submissão e publicação dos artigos publicados em 2024: 6 meses.
Os artigos serão avaliados por consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito para publicação mediante dois pareceres favoráveis, e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de pareceres discordantes, o artigo será enviado a um terceiro parecerista. A decisão sobre a publicação ou não do artigo será do Conselho Editorial.
Os artigos serão avaliados por consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito para publicação mediante dois pareceres favoráveis, e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de pareceres discordantes, o artigo será enviado a um terceiro parecerista. A decisão sobre a publicação ou não do artigo será do Conselho Editorial.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.


Licença Creative Commons

Digital Object Identifier

Software Detector de Plágio
