<b>Resumo Acadêmico: uma experiência mediativa com o gênero na formação docente inicial
Resumo
Este trabalho versa sobre a constituição da escrita acadêmica na formação docente inicial, a partir da utilização do gênero Resumo Acadêmico, focando sua discussão para o processo de mediação e os instrumentos presentes neste. O estudo parte das concepções de interação e escrita abordadas por Vygotsky (1991), Bakhtin e Volochinov (2006) e Bakhtin (2003), inseridas nas perspectivas sociointeracionista e enunciativa de linguagem, também da noção de gêneros discursivos, pretendendo relatar uma experiência de mediação na produção de Resumos Acadêmicos com professores na formação docente inicial e, a partir disso, destacar a importância da mediação neste percurso. A experiência ocorreu com alunos de um primeiro Ano de Letras, de uma Universidade Estadual do Paraná, no ano de 2009, e a partir da análise de um resumo, através da abordagem qualitativa interpretativa, pudemos mostrar as vantagens de se utilizar ações mediativas no processo de escrita do gênero escolhido.
escrita acadêmica; gêneros textuais; mediação
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.