<b>Rumo à palavra certa: checagens e modalidade epistêmica no jogo discursivo de narrativas orais</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i4.20777
Resumo
Este trabalho investiga as manobras interpretativas que marcam a mobilização da memória discursiva (arquivo) em duas narrativas orais produzidas por uma mulher não alfabetizada. O enfoque procura apontar de que modo algumas perguntas interpostas ao fluxo narrativo - à maneira de checagens endereçadas ao interlocutor - marcam a heterogeneidade discursiva, na qual se fazem presentes pontos de fuga do fio narrativo, bem como a irrupção do estranhamento causado pela presença virtual do outro/Outro, com o que o sujeito-narrador deve lidar, através do uso da modalidade epistêmica. Foram analisadas sequências dessas narrativas tomadas como glosas meta-enunciativas: comentários e checagens do sujeito-narrador que sinalizam sua maneira de sustentar a interlocução diante da contradição entre a heterogeneidade do arquivo letrado e a dimensão imaginária do Outro, calcada em saberes dominantes. Na medida em que se trata de um sujeito não alfabetizado demonstramos ainda de que modo essas manobras enunciativas estão afetadas pelo atravessamento dos discursos altamente letrados. A análise do uso da modalidade epistêmica foi feita considerando ainda os conceitos de arquivo e de clivagem do sujeito, da Análise de Discurso francesa e da Psicanálise. A análise enfatiza fragmentos de discurso em que o uso da modalidade epistêmica aparece sob a forma de glosa meta-enunciativa. (CNPq).
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.