<b>Das dores de crescimento à dor de existir: representações literárias de adolescências feridas

  • Ana Margarida Ramos Universidade de Aveiro
  • Richard Vernon Universidade da Carolina do Norte
Palavras-chave: crossover fiction, adolescência, temas fraturantes, romance, focalização.

Resumo

Pretende-se, neste estudo, proceder a uma análise comparada dos romances Ilha Teresa (2011), de Richard Zimler, e Lullabies for Little Criminals (2006), de Heather O’Neill, situados no domínio da crossover fiction, dadas as semelhanças existentes ao nível da perspectiva narrativa, centrada no universo adolescente, e dos processos de crescimento e de construção da identidade, marcados por conflitos e problemas, propondo um universo individual e/ou social de cariz disfórico. A análise pretenderá dar conta de uma tendência da ficção não exclusiva do romance juvenil (SILVA, 2012) ou mesmo do universo crossover (BECKETT, 2009; FALCONER, 2009), mas extensível à literatura dita institucionalizada, ao mesmo tempo em que permitirá identificar estratégias narrativas específicas dessa produção. O apagamento de fronteiras entre destinatários previstos, muitas vezes de intenção autoral, cada vez mais frequente, abre consideravelmente as possibilidades de leitura dos textos, ora interpretados numa certa linha de reprodução da realidade contemporânea, buscando o reconhecimento e a identificação dos leitores jovens com os universos recriados e a linguagem, ora permitindo a interseção de uma leitura crítica, questionadora, interrogando o mundo e as experiências que ele proporciona, como a habitualmente realizada pelos adultos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Margarida Ramos, Universidade de Aveiro
ANA MARGARIDA RAMOS é doutorada em Literatura e professora auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde leciona disciplinas da área da Literatura Portuguesa e da Literatura para a Infância. Integra o Centro de Investigação em "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF), da Universidade de Aveiro. Tem apresentado várias comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais. Integrou a equipa que concebeu o projeto CASA DA LEITURA da Fundação Calouste Gulbenkian. Integra, como investigadora, a equipa da Rede Temática de Investigação Ibérica «As Literaturas Infantis e Juvenis do Marco Ibérico e Iberoamericano» (www.usc.es/lijmi/). Integrou um projeto de Reestruturação do Ensino Secundário em Timor-Leste, no âmbito do qual coordenou a equipa responsável pela disciplina de Temas de Literatura e Cultura, cujos materiais pedagógicos também realizou em coautoria. Publicou vários livros, dos quais se destacam Livros de Palmo e Meio – Reflexões sobre literatura para a infância (Caminho, 2007), Literatura para a Infância e Ilustração: leitura em diálogo (Tropelias & Companhia, 2010) e Tendências contemporâneas da literatura portuguesa para a infância (Tropelias & Companhia, 2012).

 

Richard Vernon, Universidade da Carolina do Norte

Richard Vernon
Senior Lecturer in Portuguese & Spanish

Department of Romance Studies
Chapel Hill, NC 27599

Lecturer in Portuguese and Spanish. At UNC since 2003.

Richard Vernon teaches various periods of Hispanic and Luso-Brazilian literature as well as Spanish and Portuguese language courses. His research embraces Portuguese, Brazilian, and Luso-African authors from the 16th-20th century. He specializes in non-traditional and marginal literary forms that are appropriated for social and political subversion, for example 18th-century Portuguese street literature and Brazilian children’s literature from the period of the military dictatorship. This summer, with the help of a grant from the Luso-American Development Foundation, he spent ten weeks in Lisbon in the National Archive, the Torre do Tombo, where he researched for his current book project that deals with social debates concerning the increasingly malleable class and gender roles that occurred within the medium of Portuguese 18th-century chapbook literature.

Publicado
2015-07-01
Como Citar
Ramos, A. M., & Vernon, R. (2015). <b&gt;Das dores de crescimento à dor de existir: representações literárias de adolescências feridas. Acta Scientiarum. Language and Culture, 37(3), 287-295. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v37i3.26211
Seção
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus