<b><i>To be or not to be</i> nas malhas híbridas do suporte digital <i>YouTube</i>: práticas de leitura, linguagens e o sujeito

  • Leny André Pimenta Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
  • Maria Regina Momesso Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
  • Filomena Elaine Paiva Assolini Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Palavras-chave: práticas de leitura, linguagens, análise de discurso

Resumo

Neste artigo, observa-se e reflete-se sobre as práticas de leitura de um curta-metragem de animação da cena de Hamlet, To be or not to be, no suporte digital YouTube. Partimos da premissa de que mudanças relativas ao suporte podem promover alterações nos procedimentos de leitura e, consequentemente, produzir efeitos de sentido que reverberam na constituição dos sujeitos discursivos, especialmente no que se refere à autoria. A reflexão sustenta-se na Análise do Discurso de ‘linha’ francesa e na Psicanálise lacaniana, em que os postulados ocupam-se da determinação histórica dos processos de significação, ao considerar que os sentidos são construídos de forma singular, na relação com o outro e em seu ambiente, e, para isso, o sujeito tem que se apropriar do campo da linguagem. Com base nesses pressupostos, o corpus configura-se na narrativa virtual do curta-metragem de animação no site Mabinogi: Hamlet - To be, or not to be, Scene One, o qual faz um recorte da obra clássica literária Hamlet de Shakespeare. Os resultados apontam para gestos de leitura múltiplos, híbridos, em que os sentidos e as possibilidades de coautoria podem reverberar no trabalho do sujeito adolescente, que se constitui por meio da/na linguagem e do questionamento sobre si mesmo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leny André Pimenta, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
Possui graduação em Pedagogia - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras José Olympio (1978) e graduação em Educação Física - Faculdades Claretianas Batatais (1974). Posgrado en Materiales Didácticos: lenguajes y mediaciones para la enseñanza- Faculdade Latino Americana de Ciências Sociales- Buenos Aires- 2009. Posgrado en Enseñanza de las Ciencias Sociales. Construcción Del conocimiento y actualización disciplinar- Faculdade Latino Americana de Ciências Sociales- Buenos Aires-2007 Posgrado en Constructivismo y Educación pela UAM- Universidade Autônoma de MADRI e pela FLACSO- Faculdade Latino Americana de Ciências Sociales, 2003 a 2004. Especialização em Administração de Empresas pela (FEA-USP) Fundace Ribeirão Preto. 1999-2001 - Atualmente é co-autora da revista legozoom - LEGO. Mestra em Linguística (2014)- Universidade de Franca. Diretora - Colégio Monteiro Lobato COC Franca/SP. Pesquisadora do Grupo AD-Interfaces ligado ao Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP/Rib. Preto. Pesquisadora do grupo GEPALLE/USP. Pesquisadora do grupo GTEDI- Universidade de Franca. Autora da coleção de livros didáticos para o 1o. ano do Ensino Fundamental (2012) Editora PEARSON- Sistema COC de ensino. Mentora e Orientadora da proposta para a coleção de livros didáticos para o Ensino Infantil e Fundamental da Editora PEARSON (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, literatura e cinema, tecnologia e história do cinema.
Maria Regina Momesso, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
Docente de Língua Portuguesa, Literatura e Redação Técnica do CTI-FEB/UNESP de Bauru, SP. Coordenadora e Gestora do Projeto do Observatório da Educação &quot;Linguagens, Códigos e Tecnologias: práticas de ensino de leitura e escrita na Educação Básica , vinculado ao Programa do Observatório da Educação e fomentado pela CAPES/INEP/MEC e OBEDUC. Apresentadora e produtora do Programa Educativo de TV &quot;Diálogos do Saber&quot; da TVFIB. É Doutora em Letras (Lingüística) pela UNESP de Araraquara,SP e Mestre em Comunicação e Poéticas Visuais pela Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação Bauru pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) UNESP de Bauru,SP. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências E Letras de Araçatuba (1989).Tem experiência na área de Linguística, Educação, Comunicação e Tecnologias Educativas com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: analise de discurso, discurso e sexualidade, identidade, práticas discursivas, de leitura e escrita, tecnologias educativas, redes sociais e cibermídia.
Filomena Elaine Paiva Assolini, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Sou doutora em Psicologia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP-USP - 2003. Mestre em Psicologia também pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP-USP - 1999. Realizei cursos de especialização, nas áreas de Linguística (1990), Linguística Aplicada (1993), na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, UNESP e Educação, UNICAMP - 1990. Os cursos de graduação, em Pedagogia (1987) e Letras (1992), foram realizados no Centro Universitário Moura Lacerda. Sou docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, desde 2005, atuando na interface Educação e Linguística Aplicada. Ministro aulas para cursos de Graduação, nos Departamentos de Educação, Informação e Comunicação, DEDIC e Química, DQ. Atuo também na Pós-Graduação, em especial no Mestrado em Educação da FFCLRP. Desenvolvo inúmeros projetos de pesquisa, que se filiam às linhas de pesquisa em Análise de Discurso e Alfabetização, Leitura e Letramento. Coordeno o GEPALLE, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento, e oriento estudantes de graduação e de pós-graduação em trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e em nível de mestrado. Integro o GAPRP, Grupo de Apoio Pedagógico de Ribeirão Preto, que desenvolve a pesquisa A Prática Pedagógica do Professor Universitário do campus de Ribeirão Preto , da qual participo. Na esfera da extensão universitária, saliento o projeto Ribeirão Cultural, já em sua terceira fase. Esse projeto, que conta com a parceria das Faculdades de Medicina de Ribeirão Preto, FMRP, e de Economia, Administração e Ciências Contábeis, FEARP, ambas da Universidade de São Paulo, envolve vinte e cinco escolas públicas de Ribeirão Preto, centenas de alunos e cerca de trinta professores. Minha experiência profissional, antes de minha inserção na FFCLRP, deu-se da Educação Infantil à Pós-Graduação, atuando na interface Educação e Linguística. Ministrei aulas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Produção de Texto, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na graduação, aulas de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Linguística Aplicada à Fonoaudiologia, dentre outras disciplinas. Na Pós-Graduação, Psicopedagogia da Leitura e da Escrita e Aquisição da Língua Escrita. Tenho também experiências profissionais no âmbito da coordenação de cursos e na área técnica de órgãos públicos de ensino.
Publicado
2016-11-22
Como Citar
Pimenta, L. A., Momesso, M. R., & Assolini, F. E. P. (2016). <b><i>To be or not to be</i> nas malhas híbridas do suporte digital <i>YouTube</i&gt;: práticas de leitura, linguagens e o sujeito. Acta Scientiarum. Language and Culture, 38(4), 385-395. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v38i4.26426
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus