<b>O príncipe disfarçado no teatro romanesco de Gil Vicente

  • Luís André Nepomuceno Centro Universitário de Patos de Minas
Palavras-chave: teatro de corte, humanismo, romances de cavalaria, Renascimento Português.

Resumo

A partir de 1521, Gil Vicente abandona seu teatro devocional, para se dedicar a motivos alegóricos e profanos, inaugurando nova fase em sua carreira. Movido pela leitura dos romances de cavalaria que se espalhavam pela península, o dramaturgo compôs uma série de pelo menos quatro peças dedicadas a D. João III, cujo tema central (ou circunstancial) é o disfarce de um príncipe nas classes baixas, junto ao posterior desvelamento de sua natureza nobre. Partindo de um corpus específico do teatro vicentino (as peças Rubena, Viúvo, Amadis de Gaula e Dom Duardos), o presente trabalho busca elucidar os motivos históricos que percorrem o tema do ‘príncipe disfarçado’, considerando o programa de elogio da monarquia, proposto por Gil Vicente, bem como uma análise da natureza do amor humanista, veiculado por poetas e filósofos do quinhentismo. Entende-se que o disfarce nas classes baixas revela a essência aristocrática do cortesão mas também uma experiência ritualística no percurso do amor espiritualizado.

 

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Biografia do Autor

Luís André Nepomuceno, Centro Universitário de Patos de Minas
Luís André Nepomuceno é doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, com pós-doutoramento na mesma instituição, e professor de Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). É autor de diversos artigos científicos publicados em revistas do Brasil e do exterior, com enfoque nos estudos clássicos e humanistas.
Publicado
2017-07-06
Como Citar
Nepomuceno, L. A. (2017). <b&gt;O príncipe disfarçado no teatro romanesco de Gil Vicente. Acta Scientiarum. Language and Culture, 39(3), 263-272. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i3.31343
Seção
Literatura

 

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