<b>A produção de um ‘policorpo’ para Dilma Rousseff nas eleições presidenciais de 2010: uma análise discursiva dos semanários brasileiros

  • Elaine de Moraes Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edson Carlos Romualdo Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: eleições presidenciais, discurso político-midiático, policorpo, corporeidade.

Resumo

Este artigo discute, sob a perspectiva da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, as transformações que configuram não a utilização do corpo político empírico, mas a corporeidade, isto é, a sua discursivização - tal como ela é engendrada nas páginas da mídia impressa brasileira. Para isso, analisamos a forma como o perfil político de Dilma Rousseff foi materializado nos fios discursivos dos semanários de atualidades durante as eleições presidenciais de 2010. A fim de viabilizar o processo teórico-analítico desse cenário, constituímos um arquivo formado pelas 208 edições das revistas CartaCapital, Época, IstoÉ e Veja, publicadas no ano eleitoral. Dentro do quadro teórico adotado, cujos fundamentos baseiam-se principalmente no método arqueogenealógico de Michel Foucault, os resultados mostram que as práticas discursivas dos semanários focalizaram metamorfoses que o corpo da petista teria sofrido para figurar como representante de seu antecessor, produzindo um ‘policorpo’ (Santos, 2014), o qual foi potencializado pela dizibilidade de mecanismos tecnológicos imateriais e inumanos, mas perspicazes na midiatização de uma ‘candidata-corpo’ (Santos & Romualdo, 2013), que foi denunciada pela imprensa como produto eleitoral.

 

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Biografia do Autor

Elaine de Moraes Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente de Linguística e Língua Portuguesa do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Surdez e Discursividades (político)midiáticas (SuDiC)CNPq-UFMS. 

 

Edson Carlos Romualdo, Universidade Estadual de Maringá
É docente do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integra dois grupos de pesquisa inscritos no CNPq: GEPOMI - Grupo de Estudos Políticos e Midiáticos e Linguagem e Direito.
Publicado
2017-10-19
Como Citar
Santos, E. de M., & Romualdo, E. C. (2017). <b&gt;A produção de um ‘policorpo’ para Dilma Rousseff nas eleições presidenciais de 2010: uma análise discursiva dos semanários brasileiros. Acta Scientiarum. Language and Culture, 39(4), 419-429. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i4.34021
Seção
Linguística

 

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