<b>Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação

  • Cristina Manuela Sá Universidade de Aveiro
  • Maria Cristina Vieira da Silva Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
  • Maria João Bártolo Macário Universidade de Aveiro
Palavras-chave: língua materna, valor da língua portuguesa, perceções, formação de professores.

Resumo

A constante mutação característica da sociedade do séc. XXI exige um modelo de educação centrado no desenvolvimento de competências. A proficiente comunicação oral e escrita faz parte dessas competências essenciais e deve ser promovida através do ensino ‘de’ e ‘em’ Português. Neste contexto, cabe igualmente a reflexão sobre as representações da língua portuguesa (LP) que advêm da forma como esta é ensinada/aprendida. Daí que uma equipa de um laboratório de investigação esteja a promover estudos exploratórios sobre esta problemática, visando traçar um perfil dos estudantes (em formação inicial e pós-graduada) e, a partir desse conhecimento, encontrar estratégias para alterar as suas representações sobre a LP, o que se irá refletir nas representações dos seus futuros alunos. Adotou-se uma metodologia de índole qualitativa associada ao estudo de caso, recorrendo-se ao inquérito por questionário para a recolha de dados, que foram objeto de análise de conteúdo. Este artigo refere-se a um estudo exploratório tendo por informantes futuros profissionais da Educação a frequentar o 1.º ano de uma licenciatura em Educação Básica, que revelaram representações sobre a LP demasiado presas à sua origem geográfica e lacunas quanto à sua variação pouco compatíveis com a inserção numa sociedade multicultural e plurilingue do séc. XXI.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cristina Vieira da Silva, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Concluiu doutoramento e mestrado em Linguística na Universidade Nova de Lisboa, com cujo Centro de Linguística colabora desde 1997, estando atualmente integrada no Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Os interesses de investigação situam-se nas áreas da didática do português, da competência leitora e do desenvolvimento da linguagem. É professora coordenadora do Departamento de Formação de Professores na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, no Porto, na formação inicial e pós-graduada, onde dirige o mestrado em Ciências da Educação - Animação da Leitura e o mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Publicado
2018-03-01
Como Citar
Sá, C. M., Silva, M. C. V. da, & Macário, M. J. B. (2018). <b&gt;Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação. Acta Scientiarum. Language and Culture, 40(1), e35286. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.35286
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus