O ator de vestir-se como um marcador de construção de identidade na literatura das mulheres árabes da diáspora
Resumo
Este artigo problematiza que o vestuário não é uma mera escolha que um indivíduo faz; em vez disso, metoniza quase todos os aspectos da sua identidade. Por meio de uma análise crítica dos romancistas britânicos árabes de Fadia Faqir (2014) Willow Trees Don´t Weep e de Leila Aboulela (2010) Lyrics Alley, o artigo acentua o hábil emprego do vestuário nesses romances e destaca suas diferentes implicações. Também traz à luz a forte relação entre os personagens principais e a escolha da vestimenta. Além disso, este estudo baseia-se em diferentes teorias de vestuário como um assunto interdisciplinar em sociologia, psicologia e estudos culturais. O artigo cita evidências textuais que enfocam as diferentes implicações do vestuário e mostra como esses autores usaram a vestimenta para comentar deliberadamente questões sociais e políticas importantes em suas pátrias e/ou na diáspora. Além disso, concentra-se nesses episódios de indumentária para mostrar que a construção identitária dos personagens principais desses romances intrinsecamente se entrelaça às circunstâncias socioeconômicas, políticas, culturais, religiosas e psicológicas.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.