A retórica do trágico em <i>o remorso de baltazar serapião
Resumo
A partir das elaborações teóricas de Aristóteles sobre a tragédia, discute-se neste estudo o conceito de trágico, tendo como aporte teórico Peter Szondi. Para este autor, o trágico é compreendido sob o enfoque filosófico que se manifesta em consonância com uma determinada cultura e um certo tempo. À luz deste pressuposto teórico e de contribuições de outros estudiosos sobre esse tema, examina-se como a linguagem, particularmente a antítese e o oximoro, enforma uma percepção de mundo trágica no discurso do protagonista de o remorso de baltazar serapião de Valter Hugo Mãe, que efeitos de sentido esses recursos estilísticos produzem nessa configuração e que olhar sobre si e sobre o mundo a personagem apresenta no romance.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.