Entre a concessão e a adversidade: orações introduzidas por <i>aunque</i> no espanhol sob o viés funcionalista
Resumo
Este trabalho investiga as orações do espanhol falado introduzidas por aunque, juntor que, de acordo com os compêndios gramaticais, na língua espanhola, pode assinalar uma relação concessiva ou adversativa. Sob a perspectiva da teoria da gramática discursivo-funcional (Hengeveld & Mackenzie, 2008), pretende-se averiguar como o fenômeno da sobreposição semântica entre concessão e adversidade é concebido e, de maneira específica, investigar em quais níveis e camadas do modelo essa sobreposição ocorre. Os resultados mostram que os casos duvidosos postulados pela perspectiva tradicional se dão no domínio interpessoal, quando constituem funções retóricas e funções interacionais.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.