A influência de fatores semânticos no uso de nomes gerais para a indeterminação do sujeito

  • Eduardo Tadeu Roque Amaral Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fernanda Carla de Oliveira Instituto Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: variação linguística, anáfora, grau de indeterminação, português brasileiro.

Resumo

As formas de indeterminação do sujeito do português brasileiro vêm sendo pesquisadas por diversos autores, tais como Milanez (1982), Menon (1994), Carvalho (2010) e outros. Na maioria desses trabalhos, busca-se verificar quais fatores podem condicionar a realização de cada uma das estratégias de indeterminação. Nessa mesma linha, este artigo busca, em uma perspectiva variacionista, discutir a relevância de fatores semânticos no uso de nomes gerais para a indeterminação do sujeito. Por nomes gerais, compreendem-se certas unidades com traços semânticos mínimos, que estão entre o léxico e a gramática (Halliday & Hasan, 1976). O corpus da pesquisa está constituído por gravações sociolinguísticas coletadas na cidade de Bambuí-MG. A análise demonstra que, em termos de frequência, os nomes gerais identificados, ‘pessoa’, ‘pessoal’, ‘pessoas’, ‘cara’, ‘homem’, ‘povo’, ‘fulano’ e ‘ser humano’, ocupam a terceira posição no conjunto das variantes. As demais formas estudadas referem-se àquelas que já foram discutidas em trabalhos anteriores, isto é, ‘a gente’, ‘você/ocê/cê’, ‘nós/nóis’, ‘eles/ês’, entre outras. Considerando os resultados estatísticos da correlação entre as variáveis, observa-se que a indeterminação do sujeito por nomes gerais é condicionada pela ausência de anáfora e pela indeterminação total do referente ou indeterminação parcial quando este está implícito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduardo Tadeu Roque Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorado em Letras pela USP. Professor Associado da Faculdade de Letras da UFMG.
Fernanda Carla de Oliveira, Instituto Federal de Minas Gerais
Doutorana em Estudos Linguísticos pela UFMG e professora substituta do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Congonhas.
Publicado
2019-05-31
Como Citar
Amaral, E. T. R., & Oliveira, F. C. de. (2019). A influência de fatores semânticos no uso de nomes gerais para a indeterminação do sujeito. Acta Scientiarum. Language and Culture, 41(1), e44977. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i1.44977
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus