As motivações para a implementação do ensino de língua inglesa nos anos iniciais de escolarização em uma escola municipal pública
Resumo
Neste artigo investigamos as motivações para a implementação da Língua Inglesa nos anos iniciais em uma escola situada no norte do Paraná. Os dados analisados constam de entrevistas com os sujeitos envolvidos direta ou indiretamente com a inserção da língua na escola, a saber: as secretárias de educação, as diretoras e as professoras de inglês. Para esta pesquisa qualitativa interpretativista, caracterizada como um estudo de caso, ancoramo-nos teoricamente nos preceitos da Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP) (Bowe, Ball, & Gold, 1992; Mainardes, 2006; Ball & Mainardes, 2011) e em autores como Santos (2005), Muñoz (2014), Chaguri e Tonelli (2013), dentre outros, sobre ensino de inglês para crianças. Os resultados revelam motivações de diferentes naturezas para a inserção da Língua Inglesa na escola investigada, dentre elas: a motivação política; 2) motivação pedagógica; 3) motivação administrativa e 4) a motivação mercantilista. Desse modo, a influência que o inglês exerce nos dias atuais, impulsionado pela força da globalização, pauta-se na maior motivação ao se pensar na oferta de uma língua estrangeira, além de ser considerada pelas participantes da pesquisa como ‘porta de entrada’ para o mercado de trabalho e como sinônimo de sucesso profissional.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.