Percepções realistas mediadas pelos narradores de Vidas secas e de Eles eram muitos cavalos: proposição de sequência didática para o Ensino Médio
Resumo
A partir da leitura comparativa de aspectos dos romances Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato, desenvolve-se uma proposição de sequência didática para aulas de literatura no Ensino Médio. Objetiva-se aproximar elementos desses romances por meio da escolha da voz narrativa, que tratam de percepções realistas em diferentes contextos históricos e sociais do Brasil. Para tanto, inicia-se uma discussão sobre o letramento literário e, mais especificamente, sobre a abordagem do gênero romance em sala de aula. Em seguida, apresenta-se uma proposta de leitura dialógica das narrativas, nas quais se evidenciam as percepções realistas presentes nos enredos de Vidas secas e de Eles eram muitos cavalos a partir dos narradores heterodiegéticos. Nesse sentido, propõem-se estratégias de leitura dirigida em sala de aula a partir da sistematização da sequências didáticas básica sobre esses romances. Chega-se à conclusão de que trabalhar com romances a partir da sequência didática básica, elaborada e planejada a partir do conhecimento de obras essenciais no currículo estudantil, sobretudo do Ensino Médio, é uma importante metodologia para o ensino de literatura nas escolas, principalmente escolas públicas, onde a leitura e a aquisição de obras, por parte dos alunos, sempre foram problemáticas para o ensino/aprendizado de literatura.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.