<b>Art imitates life: Edward G. Landsdale and the fiction of Vietnam</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i1.6435
Resumo
Neste artigo, examina-se a adaptação de uma pessoa histórica, o oficial da Força Aérea e agente da CIA Edward G. Landsdale, como modelo para personagens ficcionais em três romances – um inglês, um americano e um francês – que abordam os primeiros anos do envolvimento americano no Vietnã. É delineada sua carreira política, bem como os antecedentes históricos de sua contribuição para a criação do Estado anticomunista do Vietnã do Sul. Em seguida, faz-se um estudo de sua ficcionalização em The Quiet American, de Graham Greene (1955), The Ugly American (1958), de Eugene Burdick e William J. Lederer, e Yellow Fever, de Jean Lartéguy (Tradução inglesa de 1965). Observa-se que o modelo de Greene é questionado, enquanto todos os três romances, na verdade, subestimam a importância histórica de Landsdale.Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.