Variação terminológica em processos e elementos de análise mórfica
Resumo
Este estudo aborda a variação terminológica no âmbito da Morfologia do português, nomeadamente de termos empregados na análise mórfica. No encalço desse objetivo, pontuamos os principais aspectos conceptuais que consolidaram a Terminologia como uma das disciplinas dedicadas ao estudo do léxico. O corpus do qual extraímos os dados é composto por um conjunto de obras sobre estudos morfológicos da língua portuguesa, a saber: Câmara Jr. (1988), Kehdi (1990), Laroca (2003), Monteiro (2002) e Rosa (2011). Após apresentação de conceitos-chave da Terminologia e da contextualização de aspectos históricos e conceituais relacionados à Morfologia, cotejamos e analisamos, sob a perspectiva da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), os termos a) ‘alomorfe’; b) ‘substituição’ e ‘comutação’; c) ‘vocábulo’ e ‘palavra’ e d) ‘radical’ e ‘raiz’. Dessa forma, constatamos ocorrências de não variação, de sinonímia terminológica, ou variação denominativa, e de variantes formais que poderíamos designar de ‘quase sinônimas’, pois, não obstante haja equivalências em certos contextos, apresentam traços semânticos distintivos e estão condicionadas a critérios discutíveis e não generalizantes. As interferências externas, por sua vez, foram de natureza dialetal, discursiva, interlinguística e cognitiva. No que diz respeito ao tipo funcional, não se identificaram diferenças entre tipos de registros e graus de especialidade, haja vista que as obras pesquisadas são de caráter introdutório.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.