<b>A literatura e a imagem configuradas na arte clássica: análise do <em>Rapto de Perséfone</em></b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i1.700
Resumo
Este artigo é uma breve pesquisa de teorias sobre a leitura de textos e imagens, de dados históricos e uma abordagem sociocultural resumida do povo grego e do romano na construção da Arte Clássica. O estudo é complementado pela análise de um texto mitológico e de uma imagem a ele referente, cujo propósito é observar os elementos vinculados ao processo de leitura, entre a literatura e a pintura, a partir do modo de perceber e conceber o mundo entre esses povos. O corpus a ser analisado é uma pintura que representa O Rapto de Perséfone e um texto narrativo sobre esse episódio na Mitologia grega. Ambos servem a um confronto que mostra a relação entre as duas artes e as suas transposições; ao leitor/receptor, as possíveis percepções e analogias a partir dos signos visuais e linguísticos oferecidos.Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.