A erosão do amor: reflexões sobre o zeitgeist em Copo vazio
Resumo
Este artigo propõe um estudo da obra Copo vazio, de Natalia Timerman (2021), com o objetivo de explorar o entrelaçamento entre literatura e sociedade. Por meio de uma análise dos personagens que permeiam a narrativa, busca-se desvendar os matizes do zeitgeist contemporâneo, o espírito difuso que influencia as relações humanas e a construção identitária na atualidade. Considerando que a obra possui traços biográficos e sociais, pretende-se examinar como a narrativa oferece insights sobre este espírito emblemático, marcado por desaparecimentos (ghostings) e mutações nas dinâmicas afetivas. A relação entre os protagonistas da obra, Mirela e Pedro, é caracterizada pela corrosão do sentimento amoroso, refletindo a efemeridade dos relacionamentos, dos quais o ghosting parece ser um sintoma constante e perene. Isso demonstra não apenas a evanescência exterior, mas também das relações no enredo e na dinâmica de interação entre os personagens. Nesse sentido, pode-se vislumbrar uma espécie de capitalismo afetivo nas uniões dos casais, por meio do entrelaçamento entre zeitgeist e ghosting, possibilitando uma compreensão e problematização de aspectos que abrangem a sociedade contemporânea, ao mesmo tempo em que se estabelece uma relação entre literatura e sociedade.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.