<b>Os usos da língua na construção de sujeitos letrados: relações entre a esfera escolar e a acadêmica</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v32i2.9257

  • Adriana Fischer Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (IEP), Centro de Investigação em Educação (CIEd), Campus de Gualtar. Código Postal: 4710-057. Braga. Portugal.
Palavras-chave: alunos ingressos, ensino superior, práticas de leitura e escrita

Resumo

O objetivo deste artigo é caracterizar os usos da língua por alunos brasileiros de Letras em práticas escolares anteriores ao ingresso no Ensino Superior, na relação com práticas de letramento acadêmico. Os dados foram recolhidos através de depoimentos dos alunos em aulas universitárias e em entrevistas orais semi-diretivas. A justificativa da pesquisa em foco, de caráter etnográfico, é a necessidade de melhor compreender razões que expliquem inseguranças e “dificuldades” desses alunos em práticas de leitura e produção textual na esfera acadêmica. O quadro teórico referente à perspectiva dialógica da linguagem, bem como a abordagens socioculturais de letramento suportam as análises dos dados. Constatações pontuais comprovam que, nos anos anteriores ao ingresso em Letras, havia um trabalho intenso com a metalinguagem e não com a reflexão sobre o uso da língua; uma leitura parafrástica era a mais característica; os textos propostos para produção escrita não encontravam lugar no social. Esses dados por consequência caracterizam (des)continuidades nas posições assumidas por alunos durante aulas desse curso. No entando, evidenciam-se outras/novas formas de re-mediacação das práticas de letramento acadêmico. Dessa forma, letramentos distintos e singulares fazem-notar entre os professores em formação no Ensino Superior

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Biografia do Autor

Adriana Fischer, Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (IEP), Centro de Investigação em Educação (CIEd), Campus de Gualtar. Código Postal: 4710-057. Braga. Portugal.
I professora na Fundação Educacional de Brusque. Atua em cursos de formação continuada de professores na região de Brusque, Blumenau e cidades vizinhas. Também ministrar aulas em Pós-Graduações. Tem experiência na área de Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil e Ensino Fundamental, ensino e aprendizagem de gêneros discursivos na escola, argumentação escrita, formação de professores de língua portuguesa, ensino superior e letramento. Finalizou o curso de doutorado (2004-2007) em Lingüística na UFSC - bolsa Capes, com orientação da Doutora Nilcéa Lemos Pelandré, e fez o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), de março a agosto de 2006, na Universidade do Minho, Braga-Portugal, sob a co-orientação da Doutora Maria de Lourdes Dionísio, na área do Letramento. Currículo Lattes
Publicado
2010-12-22
Como Citar
Fischer, A. (2010). <b>Os usos da língua na construção de sujeitos letrados: relações entre a esfera escolar e a acadêmica</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v32i2.9257. Acta Scientiarum. Language and Culture, 32(2), 215-224. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v32i2.9257
Seção
Linguística

 

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