USO INDISCRIMINADO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES ANDROGÊNICOS
Resumo
Em busca do aumento do desempenho físico, atletas e praticantes de atividades físicas vêm utilizando, de maneira indiscriminada, esteroides anabolizantes androgênicos (EAA) que são compostos naturais e sintéticos derivados do colesterol. Os esteroides são conhecidos desde 1935, quando eram utilizados pelos nazistas com a finalidade de aumentar a agressividade de seus soldados. No meio esportivo, suspeita-se que o primeiro caso de uso dessas substâncias ocorreu em 1954 por atletas russos. A popularização do uso de esteroides no meio esportivo ocorreu a partir dos anos 80, pelo fato dessas substâncias colaborarem para o aumento da força física, do peso corporal, da agressividade, do desempenho em competições e treinamentos e por permitirem um tempo de recuperação mais rápido após treinamentos de alta intensidade. No entanto, dependendo da dose e do tempo de duração, o uso dos esteroides anabolizantes pode provocar aparecimento de efeitos adversos como: Alterações hepáticas, endócrinas, músculo-esqueléticas, imunológicas, do sistema reprodutor e alterações psicológicas, como a depressão. Apesar da proibição da utilização de tais substâncias no meio esportivo, seu consumo entre atletas e jovens que praticam atividades físicas continua aumentando.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
