Diretrizes para Autores

A Revista Arquivos do Mudi não cobra taxa pela submissão, avaliação ou publicação.

Todo o seu conteúdo  é disponibilizado gratuitamente a todos os leitores.

Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não aceitação pela revista, pois a adequação às normas de linguagem de Vancouver são critérios considerados na avaliação. Caso os pareceristas solicitem modificações no texto, a publicação do artigo estará condicionada à entrega das correções solicitadas dentro do prazo de 15 dias.

  1. O artigo deve ser inédito, redigido em português, inglês ou espanhol e não deve estar em apreciação concomitante em nenhum outro periódico ou veículo de publicação, no todo ou em parte, no idioma original ou traduzido.
  2. Todos os Metadados devem ser preenchidos corretamente no momento da submissão. Caso contrário, poderá haver problema no cadastramento do DOI do artigo publicado e isto é irreversível.
  3. O(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) (no máximo 7 autores, com exceção à estudos multicêntricos), suas instituições de atividade, endereço eletrônico e ORCID devem ser preenchidos no cadastro do(s) autor(es) no sistema OJS, assim como, na página de título.
  4. Cada autor(a) poderá submeter apenas um artigo por edição. Para fomentar a diversidade de autores e ideias,  bem como incentivar a publicação de mais de uma pesquisa, com mesma autoria, em outros canais de divulgação científica. Após ter seu artigo publicado na revista Arquivos do Mudi, os autores terão novas submissões avaliadas somente na edição subsequente.  
  5. Ilustração (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, dentre outros), quando existir, deve ser inserida no corpo do texto. As tabelas devem ter sua formatação e apresentação regulamentadas pelas Normas de Apresentação Tabular do IBGE (1993).

Formatação

Para baixar o Template para os autores clique aqui

Os manuscritos everão ser apresentados em formato Microsoft Word, tamanho do papel A4, espaçamento 1,5 cm, margens de 2,5 cm cada um dos lados, tamanho 12, Times New Roman, parágrafos alinhados a 1 cm. Não são permitidas: palavras em negrito, sublinhado, caixa alta e marcadores do Microsoft Word. Nos destaques, deve empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).

Estrutura: Título, Resumo, Descritores, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências. Manuscritos de pesquisa original devem apresentar de 14 a 20 páginas e um total de até 30 referências. Os manuscritos de revisão não devem exceder 20 páginas e 50 referências.

Página de Título (primeira página)

 Título do manuscrito: sintético e objetivo (em português, em inglês e em espanhol), em negrito; com no máximo 16 palavras, em caixa baixa, inicial maiúscula para primeira palavra e/ou nomes próprios, centralizado, tamanho 12,Times New Roman. Evitar utilizar: localização geográfica da pesquisa, siglas e abreviações.

Autores: a indicação dos nomes dos autores logo abaixo do título do manuscrito é limitada a sete, exceto para estudos multicêntricos, e devem apresentar-se na sequência do texto, em tamanho 12, iniciais maiúsculas, separados por vírgula, com números sobrescritos.

Ex.: Sonia Maria Marques Gomes Bertolini1, Marli Aparecida Defani2

Informar o número de registro do ORCID de todos os autores na Página de título e no sistema.

Notas dos autores: indicação de instituição a que estão vinculados, cidade, estado e país. Seguidamente, informar nome e endereço completo com CEP do autor correspondente.

As afiliações dos autores, bem como seus endereços eletrônicos devem ser expressas em Metadados da Submissão.

Ex.: 1Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

Autor correspondente: nome do autor.

Endereço completo: informar CEP e e-mail

Agradecimentos: item opcional. Podem ser incluídas pessoas envolvidas que não se configuram como autores ou instituições. No caso de apoio financeiro de instituição, informar número de processo.

Contribuição dos autores: item obrigatório. Informe em relação aos seguintes aspectos: 1. Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados; 2. Redação do manuscrito ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; 3. Aprovação final da versão a ser publicada; 4. Concordância em ser responsável por todos os aspectos do manuscrito relacionados à precisão ou integridade de qualquer parte do manuscrito sejam investigadas e resolvidas adequadamente. Essas quatro condições devem ser integralmente atendidas.

Documento Principal (segunda página)

Deve constar o título completo do trabalho, o resumo e os descritores, em português, em inglês e em espanhol, omitindo-se o(s) nomes(s) do(s) autor(es). Na sequência, apresentar o texto (corpo do artigo).

Título do manuscrito: sintético e objetivo, apresentado somente no idioma de submissão, em negrito; com no máximo 16 palavras, em caixa baixa, inicial maiúscula para primeira palavra e/ou nomes próprios, centralizado, tamanho 12, Times New Roman. Evite utilizar: localização geográfica da pesquisa, siglas e abreviações.

Resumo: deve ser estruturado, sem siglas, contendo no máximo 150 palavras, Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão, fornecendo visão clara e concisa do conteúdo.

Deve ser redigido em espaçamento simples, tamanho 10, Times New Roman.

Descritores: Separados por ponto e vírgula e com iniciais maiúsculas, exceto para preposições; devem acompanhar o resumo, respeitando-se o número de três a cinco. Utilizar os descritores referidos nos “Descritores em Ciências da Saúde” DECS/LILACS/BIREME disponível no endereço https://decs.bvsalud.org/e/ou no Medical Subject Headings (MESH) https://meshb.nlm.nih.gov/#/fieldSearch. Nomenclatura dos descritores: Descritores, tamanho 10, em negrito.

Texto: as siglas deverão ser descritas por extenso na primeira vez em que aparecerem no texto e acompanhadas de sua abreviatura. Mas, sugere-se evitar utilizar siglas no texto; priorizar sua descrição, com exceção para aquelas reconhecidas internacionalmente. Opte por descrever os símbolos. Não utilize nota de rodapé.

Introdução: apresente a fundamentação teórica sobre o objeto de estudo. Enuncie, com as devidas justificativas e explicações, a originalidade e validade, finalidade e aplicabilidade da contribuição ao conhecimento pretendido. Inclua referências atualizadas (dos últimos cinco anos) e de abrangência nacional e internacional. O objetivo deve ser colocado no último parágrafo da introdução.

Métodos: descreva como a pesquisa foi realizada, a lógica do raciocínio do autor na ordenação dos procedimentos e das técnicas utilizadas para a obtenção dos resultados. Para estudo de abordagem quatitativa, o método estatístico e o critério matemático de significância dos dados também devem estar declarados. Estruture da seguinte forma, sem subitens: tipo de desenho de pesquisa, população (explicitando os critérios de seleção), cálculo do tamanho da amostra, instrumento de medida (com informações sobre validade e precisão), coleta (dos últimos cinco anos) e análise de dados. Nos casos de pesquisa envolvendo seres humanos, deve se inserir o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) e informar que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos. Nos casos de pesquisas envolvendo animais deve-se inserir o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em  experimentação animal. Os estudos qualitativos devem partir de uma questão norteadora e seguir um referencial teórico metodológico.

Resultados: descreva o que foi obtido na pesquisa, sem citações, comentários ou interpretações pessoais (subjetivas). Não repita o que está descrito nas tabelas e nas figuras.

 Nota: Todos os manuscritos devem apresentar os resultados separados da discussão, em se tratando de estudo de abordagem quantitativa.

Discussão: deve apresentar a apreciação crítica do autor, os novos e importantes aspectos do estudo e a explicação sobre o significado dos resultados obtidos, relacionando-os com outros estudos. A linguagem obedece ao estilo crítico e o verbo aparece no passado. A essência da discussão é a interpretação dos resultados obtidos e sua relação com o conhecimento existente, de forma a chegar-se a uma conclusão.

Conclusão: apresente a escrita em frase clara, simples e direta, demonstrando o cumprimento do objetivo proposto. No caso de mais de um objetivo, deve haver uma conclusão para cada objetivo. Nenhum outro comentário deve ser incluído na conclusão. Nesta seção, não devem conter citações.

Elementos integrantes do documento principal

Depoimentos: em estudos qualitativos, os depoimentos devem ser apresentados em itálico, sem colchetes e aspas, com ponto final após identificação do depoente, na fonte Times New Roman tamanho 10, e na sequência do parágrafo. Não utilize itálico na identificação do depoente, o qual é obrigatório, e deixe entre parêntese.

Ilustrações: limitadas a cinco, no conjunto.

Tabelas e Quadros: devem ter título conciso localizado acima do seu conteúdo, numerados, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que forem citadas no texto. Nas tabelas, não utilizar linhas internas verticais ou horizontais e nem sombreamento. Os traços internos deverão ser inseridos somente abaixo e acima do cabeçalho e na última linha das tabelas. As notas explicativas devem aparecer no rodapé das tabelas e não no título ou cabeçalho. Formate com a ferramenta do Microsoft Word, tamanho11, fonte Times New Roman, espaçamento simples. Inclua logo após o título: O “n” dos participantes do estudo, cidade, sigla do estado, país e ano. Evitar ultrapassar uma página.

Figuras: são assim denominados gráficos, desenhos, fluxograma e fotografias. Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que forem citadas no texto. Não é permitido que o conteúdo dos gráficos seja o mesmo das tabelas. As legendas das figuras, os símbolos, os números e outros sinais necessitam ser identificados e descritos quanto ao seu significado em nota de rodapé. Caso os autores optem por utilizar ilustrações já publicadas, devem encaminhar permissão, por escrito, para sua reprodução ou deixar a fonte em nota de rodapé. As figuras devem estar em alta resolução, com um mínimo de 900 DPI (Dots Per Inch ou Pontos por Polegada) e editáveis. O título deve ser apresentado abaixo da figura. Formate com a ferramenta do Microsoft Word, tamanho11, fonte Times New Roman, espaçamento simples. Inclua logo após o título: O “n” dos participantes do estudo, cidade, sigla do estado, país e ano. Evitar ultrapassar uma página.

Referências: No texto, as citações devem ser enumeradas, consecutivamente, em algarismos arábicos, entre parênteses, sobrescritos, sem menção do nome dos autores e sem espaço entre a última palavra que a antecede. Ex: Coronavirus(1). Quando se tratar de citação sequencial, separe os números por traço (Ex:1-6); quando intercalados, use vírgula (Ex:2,6,10). As citações "ipsis literes" deverão ser apresentadas entre aspas, sem itálico, com fonte Times New Roman tamanho 12 e na sequência do texto.

Observação: deve-se priorizar a citação de referências atualizadas, ou seja, publicadas nos últimos cinco anos, considerando o momento da submissão do manuscrito.

Evite citações de teses, dissertações, manuscritos de conclusão de curso, livros e capítulos, jornais ou revistas não científicas e outras fontes (apostilas, anais, etc.). Devem ser citados estudos de periódicos científicos indexados em bases de dados nacionais e internacionais que foram consultados na íntegra pelo autor e que tenham relação direta, relevante com o assunto abordado.

Citações no final do texto: seguir o Estilo Vancouver. Os títulos de periódicos devem ser abreviados de acordo com List of Journals Indexed for MEDLINE. Para os periódicos que não se encontram nesta lista, poderão ser utilizadas as abreviaturas do Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas do IBICT e o Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da BVS.

Autores: citar até seis autores, separados por vírgula, entrando pelo sobrenome, com apenas a inicial maiúscula, seguido das iniciais de prenomes e de outros sobrenomes, sem ponto ou qualquer outro elemento de ligação entre eles. Ex: Bertolini SMMG. Para referências com mais de seis autores, listar os seis primeiros acompanhados de et al., separando-os por vírgula. Páginas: suprima dezenas ou centenas repetidas. Ex: use de 43-8 e não 43-48.

Referências de manuscritos publicados em periódicos latino-americanos e que possuem versão em inglês, deverão ser citadas no idioma em inglês. Insira o DOI (Digital Object Identifier) ou o link de acesso de todas as referências citadas no manuscrito.

A veracidade das informações e das citações é de responsabilidade exclusiva dos autores. Conceitos, ideias e opiniões emitidos nos manuscritos, bem como a exatidão, adequação e procedência das referências bibliográficas são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a posição do Conselho Editorial da Revista Arquivos do Mudi.