IDENTIFICAÇÃO DOS CRONOTIPOS DE INDIVÍDUOS PRATICANTES DE CAMINHADA NO PARQUE DO INGÁ – MARINGÁ – PARANÁ
Resumo
Existem diferenças entre os indivíduos de uma população quanto a ritmicidade das suas funções orgânicas. Pesquisas vêm mostrando que o desrespeito aos ritmos biológicos geram consequências negativas que acometem a qualidade de vida em função do conflito entre o biológico e o social, com reflexos diretos sobre a saúde, a capacidade de trabalho, o aprendizado, entre outros. Frente ao exposto, objetivou-se identificar, por meio de aplicação de questionário, o tipo cronobiológico, a jornada diária de trabalho e os horários destinados para atividade física de indivíduos praticantes de caminha no Parque do Ingá no ano de 2003. Através dos resultados observou-se que 65% dos entrevistados eram do sexo feminino e 35% do sexo masculino. A idade variou entre 22 a 84 anos e a jornada de trabalho de zero a 12 horas diárias. Os indivíduos caminhavam mais pela manhã, havendo aqueles insatisfeitos com seus horários. O cronotipo predominante foi o matutino (53% de moderadamente matutinos mais 8% de definitivamente matutinos). Concluímos que entre os entrevistados, a maioria eram mulheres, com idade média de 49 anos, com jornada de oito horas diárias de trabalho e de cronotipo matutino. Para os indivíduos insatisfeitos com o horário da caminhada a jornada de trabalho é o fator impeditivo para a prática de exercícios em horários condizentes com seus cronotipos.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
