Análise da ansiedade em ratos submetidos ao efeito de Erythrina velutina
Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar a ansiedade e a atividade locomotora (AL), em ratos machos adultos, Wistar, com 90 dias, submetidos ao experimento por 30 dias. Os animais foram divididos em dois grupos, sendo que os animais do grupo experimental (n 10) receberam ad libitum ração comercial e chá de Erythrina velutina, os animais do grupo controle (n 10) receberam ad libitum ração comercial e água. A ansiedade e a atividade locomotora foram avaliadas por meio do labirinto em cruz elevado. O tempo de permanência dos animais nos braços abertos (BA) foi utilizado como índice de ansiedade, e a atividade locomotora medida pelo número de entradas nos braços fechados (NEBF) e pelo total de entradas (TE) nos BA e BF. Os resultados foram avaliados pelo teste de t de Student a 5%, e constatou que o tratamento com o chá de Erythrina velutina provocou um aumento na ansiedade nos ratos que fizeram a ingesta durante o período de 30 dias, caracterizando que a planta com ansiogênica.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
