Efeitos Neurológicos da Exposição Pré-Natal à Cocaína/Crack
Resumo
A cocaína e o crack (mistura de cloridrato de cocaína e bicarbonato de sódio) são drogas utilizadas em diferentes partes do mundo que se tornaram um sério problema de saúde pública. Dentre vários problemas destaca-se o uso por mulheres no período da gestação resultando em diversos efeitos que acarretam em prejuízos à saúde da gestante e do bebê. As consequências são problemas psicossociais, médicos e educacionais crônicos dessas crianças que foram expostas. Dessa forma torna-se relevante verificar o que mostra a literatura acerca dos efeitos neurobiológicos, cognitivos e comportamentais em recém-nascidos gerados sob a influência de drogas ilícitas como cocaína e crack, pois este já se configura como problema de saúde pública em nosso país e em nossa cidade. Tal estudo de revisão utilizou como metodologia o levantamento bibliográfico a partir de publicações de livros, periódicos e demais documentos científicos. Os efeitos provocados pelo uso de droga remetem ao efeito neurotóxico produzindo o que se considera neuroplasticidade negativa, com consequências em nível celular, funcional e comportamental.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
