AULAS PRÁTICAS: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA
Resumo
O objetivo deste trabalho foi demonstrar que as aulas práticas são eficientes no ensino de Biologia, podendo ser utilizadas como técnica de ensino pelos profissionais da educação. Para tanto, foram realizadas aulas práticas com conteúdos diversos em turmas de ensino médio. Foi aplicado um questionário objetivo ao final das aulas teóricas e reaplicado após a aula prática para verificar se houve alguma alteração na proporção de acertos/erros ao final do experimento. Nota-se um aumento significativo de acertos na aplicação do segundo questionário. Pôde-se concluir que os resultados demonstraram uma melhora na aprendizagem do conteúdo, e foi possível observar não apenas a memorização, mas um aproveitamento lúdico das informações, pois a prática traz o conteúdo teórico de forma visual e palpável, onde o aluno passa a se interessar por ela como algo real, que ele pode tocar e ver e não apenas ler ou ouvir sobre. Esse tipo de técnica de ensino é válida e auxilia o professor a desenvolver melhor suas aulas, além de facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Metrics
Referências
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de Ciências. Cad. Brás. Ens. Fís. v 19, n.3, p 291-313, dez / 2002. Online disponível em: http://www.fsc.ufsc.br/cbef/port/19-3/artpdf/a1.pdf. Acesso em: Out/2012.
BRAZ, P. R. P. Método didático aplicado ao ensino da Anatomia Humana. Anuário da Produção Acadêmica Docente, v. 3, n. 4, p. 303-310, 2009. Online disponível em: http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/anudo/article/view/1455/721. Acesso em: Out/2012
CAMPOS, M. C. da C.; NIGRO, R. G. Teoria e Prática em Ciências na escola: o ensino-aprendizagem como investigação. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2009.
FURMAN, M. O ensino de Ciências no Ensino Fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científico. São Paulo: Sangari Brasil, 2009 Online disponível em: http://www.sangari.com/visualizar/institucional/pdfs/Colocando_as_pedras_fundacionais.pdf. Acesso em: Set/2012.
LADEWIG, I. A importância da atenção na aprendizagem de habilidades motoras. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, supl.3, p. 62-71, 2000.
MORAIS, M. B.; ANDRADE, M. H. de P. Ciências: Ensinar e Aprender. 1ª ed. Belo Horizonte: Dimensão, 2010.
PELLEGRINI, A. M. A Aprendizagem de Habilidades Motoras I: o que muda com a prática? Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, supl.3, p. 29-34, 2000. Online disponível em: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v14%20supl3%20artigo4.pdf. Acesso em: Set/2012.
POSSOBOM, C. C. F.; OKADA, F. K.; DINIZ, R. E. da S. Atividades práticas de laboratório no ensino de Biologia e de Ciências: Relato de uma experiência. Botucatu: UNESP, 2003. Online disponível em: http://200.189.113.123/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/2011/biologia/artigos/1atividades_praticas.pdf. Acesso em: Set/2012.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
