LITERATURA E CIÊNCIA: O LIVRO FRANKENSTEIN DE MARY SHELLEY COMO POSSIBILIDADE PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
A ciência não pode ser ensinada apenas como um rol de conceitos, leis e teorias de forma isolada, faz-se necessário refletir sobre a forma como a ciência interage com o mundo e suas circunstâncias históricas, ou seja, ensinar ciência é ensinar uma visão de mundo, uma possibilidade para isso é estabelecer uma relação entre arte e ciência. Nesse sentido o presente trabalho objetiva promover uma reflexão crítica sobre ciência a partir da leitura da obra literária “Frankenstein”, de autoria da escritora inglesa Mary Shelley, buscando dar condições ao leitor para construção de uma alfabetização científica. Nosso trabalho é qualitativo do tipo exploratório - interpretativo, pois está preocupado com a análise e a interpretação de uma obra literária de ficção científica. Por meio da análise da obra é possível identificar e compreender as correntes de pensamento da época, a corrente "organicista" ou "vitalista" e a corrente mecaniscista; é possível ainda perceber que implicitamente a autora da obra apresenta uma crítica a forma de pensar a vida proposta pela corrente mecanicista - para isto utiliza-se do conceito de vida proposto pelos vitalistas e, a centelha de vida se faz representada nesse contexto pelo conhecimento físico da eletricidade da época.
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