LITERATURA E CIÊNCIA: O LIVRO FRANKENSTEIN DE MARY SHELLEY COMO POSSIBILIDADE PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Palavras-chave: ciência

Resumo

A ciência não pode ser ensinada apenas como um rol de conceitos, leis e teorias de forma isolada, faz-se necessário refletir sobre a forma como a ciência interage com o mundo e suas circunstâncias históricas, ou seja, ensinar ciência é ensinar uma visão de mundo, uma possibilidade para isso é estabelecer uma relação entre arte e ciência. Nesse sentido o presente trabalho objetiva promover uma reflexão crítica sobre ciência a partir da leitura da obra literária “Frankenstein”, de autoria da escritora inglesa Mary Shelley, buscando dar condições ao leitor para construção de uma alfabetização científica. Nosso trabalho é qualitativo do tipo exploratório - interpretativo, pois está preocupado com a análise e a interpretação de uma obra literária de ficção científica. Por meio da análise da obra é possível identificar e compreender as correntes de pensamento da época, a corrente "organicista" ou "vitalista" e a corrente mecaniscista; é possível ainda perceber que implicitamente a autora da obra apresenta uma crítica a forma de pensar a vida proposta pela corrente mecanicista - para isto utiliza-se do conceito de vida proposto pelos vitalistas e, a centelha de vida se faz representada nesse contexto pelo conhecimento físico da eletricidade da época.

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Biografia do Autor

Michel Corci Batista, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e doutorado em Educação para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016). É professor Adjunto do departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (UTFPR - Campo Mourão) e do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente exerce a função de coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física UTFPR/CM. Tem experiência na área de Física, com ênfase em ENSINO EM FÍSICA, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências e astronomia, formação de professores e recursos metodológicos para o ensino de ciência e astronomia.

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Publicado
2020-03-27
Como Citar
1.
Batista MC. LITERATURA E CIÊNCIA: O LIVRO FRANKENSTEIN DE MARY SHELLEY COMO POSSIBILIDADE PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. arqmudi [Internet]. 27º de março de 2020 [citado 8º de setembro de 2025];24(1):120-32. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/49060
Seção
Artigo de Revisão em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior