O CONSUMO SUSTENTÁVEL A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar e comparar como o “Consumo Sustentável” está sendo abordado nos livros didáticos dos 6° anos de ciências do Ensino Fundamental, sendo estes utilizados atualmente pelas escolas estaduais do Núcleo Regional de Educação de Goioerê/PR. A opção pelo estudo do livro didático foi devido a sua marcante presença no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida mediante análise sistemática dos livros distribuídos no ano de 2017, pelo método exploratório e cujo procedimento técnico utilizado foi uma análise de conteúdo. Os conteúdos programáticos para análise foram elaborados com a verificação dos capítulos e subcapítulos dos livros didáticos e complementados com as orientações contidas nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Ciências. Os tópicos de análise adotados foram 5 (cinco) critérios que foram analisados de forma quantitativa. Verificou-se com os dados levantados que todos os materiais didáticos investigados estão abordando o “Consumo Sustentável”, no entanto, os livros Projeto Araribá e Projeto Teláris Ciências foram os que deram maior enfoque. De um modo geral dentro dos tópicos de análise foi verificado que houve pouca integração entre o “Consumo Sustentável” e os aspectos que interferem nos problemas ambientais, inclusive em relação ao cotidiano, além das questões ambientais locais que não foram encontradas. Cumpre dizer que vários conteúdos programáticos deixaram de ser trabalhados, cabendo então aos professores de ciências decidir como e quando aplicar aspectos voltados ao “Consumo Sustentável” em suas aulas, de forma que contribua para o aprendizado.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
