A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO FÍSICO FUNCIONAL FRENTE À SARCOPENIA DECORRENTE DO ENVELHECIMENTO
Resumo
O processo de envelhecimento envolve alterações fisiológicas no organismo humano, devido ao estilo de vida e hábitos adotados ao longo da vida.Dessa forma, as principais preocupações com a população idosasão orientações para uma alimentação equilibrada, prevenção de quedas e doenças. Manter um estilo de vida fisicamente ativo pode atenuar as perdas associadas ao processo de envelhecimento, uma vez que, as perdas são progressivas e causam importantes déficits.A sarcopenia é a perda da massa muscular, uma consequência natural do envelhecimento que tem início a partir dos 30 anos, na qual há maior redução da quantidade e tamanho das fibras musculares.O treinamento físico funcional trabalha diferentes capacidades físicas com a combinação de exercícios relacionados à especificidade da vida diária visando melhorara capacidade física, força muscular, capacidade funcional, proporcionar ganho de propriocepção, resistência, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, agilidade e condicionamento físico. Sendo assim, o presente estudo tem o objetivo de esclarecer os benefícios do treinamento físico funcional para a população idosa como uma modalidade segura e eficaz capaz de proporcionar melhora na sarcopenia e funcionalidade. Foi realizado um levantamento bibliográfico através da revisão literária, artigos nacionais relacionados ao tema nas principais bases de dados. Diante da pesquisa notou-se que a prevenção/redução da sarcopenia é de suma importância para o trabalho do profissional de educação física para prescrição e orientação correta dos exercícios físicos a serem realizados com essa população.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
