O USO DE PLANTAS MEDICINAIS PELA POPULAÇÃO DE UNIÃO DA VITÓRIA – PR: O SABER POPULAR CONFRONTADO PELO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Resumo
O uso de plantas medicinais para tratamento de diferentes tipos de enfermidades é um meio antigo, comum e muito difundido nas comunidades em geral. Estudos etnobotânicos são muito comuns e apresentam listas de espécies citadas por diferentes populações em todo o território nacional. A averiguação da correta identificação botânica e sua respectiva confirmação farmacológica para fins medicinais, entretanto, são raros. Neste sentido, o presente estudo teve por finalidade comparar o saber popular com o registro farmacológico, cientificamente comprovado. A população amostrada pertence à área urbana do município de União da Vitória, Paraná. Foram entrevistados um total de 36 pessoas, escolhidas por possuirem a planta medicinal citada na residência. Cada entrevistado respondeu a um questionário relacionado ao uso de plantas medicinais. A planta cultivada e citada pelo entrevistado foi coletada para posterior identificação e tombamento em Herbário (HCVI). Foram citadas (nome comum) 30 plantas e apontados 41 tipos de uso medicinal. A maioria das plantas citadas são comuns e amplamente disseminadas em ambientes domiciliares. As formas de uso apontadas foram principalmente para males considerados pouco graves (p.ex. dores de barriga e resfriados). Das plantas citadas, foram identificadas 26 espécies botânicas, sendo que em torno de 50% apresentou concordância entre o uso popular e a comprovação científica. Estes reultados estão de acordo com outros estudos citados na literatura, o que reflete a falta de estudos farmacológicos com plantas consideradas medicinais pela população em geral.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
