EDUCAÇÃO EM SAÚDE: INFORMAR PARA PREVENIR ACIDENTES COM ESCORPIÕES
Resumo
Nosso objetivo foi descrever uma experiência de elaboração e aplicação de uma Sequência Didática (SD), incluindo um jogo educativo para informar sobre acidentes com escorpiões. Desenvolvemos um jogo didático intitulado “Jornada contra o Escorpionismo”. A SD ocorreu em três etapas: na primeira etapa, ministramos uma aula expositiva dialogada para abordar o tema escorpionismo. Na segunda etapa, mostramos exemplares de escorpiões aos alunos. A terceira etapa foi a aplicação do jogo didático. O projeto foi realizado em 5 escolas públicas da cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil, com alunos do ensino fundamental e médio. Cerca de 150 alunos participaram das atividades, com média de 30 alunos por turma. Observamos que os alunos se interessaram pelo tema, todos interagiram, contando histórias que conheciam sobre picadas de escorpião e/ou pedindo esclarecimentos sobre o tema. Percebemos que foi um momento de grande interação. Quando mostramos os escorpiões, houve muito interesse em conhecer a biologia do animal. Os alunos jogaram o jogo didático e percebemos que foi possível consolidar os conhecimentos adquiridos. Acreditamos que essas ações educativas têm potencial para contribuir com a prevenção do escorpionismo e consequentemente reduzir a mortalidade causada por tais acidentes.
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