UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O USO DE HORTAS NA ESCOLA A PARTIR DO PORTAL BDTD
Resumen
Este trabalho apresenta e exemplifica a aplicação, a seleção e a priorização de um conjunto de dados realizado a partir de um levantamento bibliográfico, utilizando-se o portal Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, priorizando publicações entre 2008 a 2018. Com base nos pressupostos teóricos de um levantamento bibliográfico identificamos 8 Dissertações e 1 Tese sobre o tema proposto Horta na Escola. Este tipo de pesquisa que prioriza explicar um problema tendo como início as referências teóricas já publicadas, parte do princípio de que nenhuma pesquisa começa do patamar zero, o que permite ao pesquisador utilizar-se de experiências passadas ou presentes para elaborar seu problema de pesquisa a partir do que já se tem produzido na área. Os trabalhos elencados foram lidos e apresentados os registros dos relatos dos principais pontos de interesse ao pesquisador. Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento bibliográfico, para fundamentar um projeto de pesquisa que trata de uma Horta Sustentável na Escola nos anos finais do Ensino Fundamental. Os trabalhos identificados na BDTD foram analisados para atender os critérios estabelecidos, que é o de identificar como uma horta escolar que pode ser usada como um instrumento para colocar em prática a Educação Ambiental na escola, na disciplina de Língua Portuguesa, tendo como produto final, uma sequência didática.
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