<b>Os desafios do professor frente o ensino de Geografia e a inclusão de estudantes cegos</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v29i1.11414
Resumo
Este artigo foi desenvolvido na perspectiva de identificar as dificuldades dos educadores quanto ao ensino de geografia e a inclusão de estudantes cegos na região da Grande Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. A pesquisa apontou que as dificuldades quanto a presença de um estudante cego em sala de aula constituem verdadeiros entraves na inclusão escolar de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE). Os professores se defrontam com situações problemáticas que envolvem fatores pessoais, político-sociais, técnicos e pedagógicos, e inclusive epistemológicos. Portanto, há muito a ser feito para que as escolas investigadas na Grande Florianópolis efetivamente estejam preparadas para a inclusão. A transformação e aprimoramento dessas escolas são inadiáveis, pois os estudantes com NEE já fazem parte do contexto escolar, o que faz atualmente a inclusão “acontecer” por conseqüência.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.