<b>Os desafios do professor frente o ensino de Geografia e a inclusão de estudantes cegos</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v29i1.11414

  • Ana Paula Nunes Chaves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ruth Emilia Nogueira Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Inclusão escolar, estudantes cegos, ensino de geografia

Resumo

Este artigo foi desenvolvido na perspectiva de identificar as dificuldades dos educadores quanto ao ensino de geografia e a inclusão de estudantes cegos na região da Grande Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. A pesquisa apontou que as dificuldades quanto a presença de um estudante cego em sala de aula constituem verdadeiros entraves na inclusão escolar de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE). Os professores se defrontam com situações problemáticas que envolvem fatores pessoais, político-sociais, técnicos e pedagógicos, e inclusive epistemológicos. Portanto, há muito a ser feito para que as escolas investigadas na Grande Florianópolis efetivamente estejam preparadas para a inclusão. A transformação e aprimoramento dessas escolas são inadiáveis, pois os estudantes com NEE já fazem parte do contexto escolar, o que faz atualmente a inclusão “acontecer” por conseqüência.

 

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Biografia do Autor

Ana Paula Nunes Chaves, Universidade Federal de Santa Catarina
Professora de Metodologia e Prática de Ensino em Geografia
Ruth Emilia Nogueira, Universidade Federal de Santa Catarina
Professora do Departamento de Geociências no curso de Geografia
Publicado
2011-12-23
Como Citar
CHAVES, A. P. N.; NOGUEIRA, R. E. <b>Os desafios do professor frente o ensino de Geografia e a inclusão de estudantes cegos</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v29i1.11414. Boletim de Geografia, v. 29, n. 1, p. 5-16, 23 dez. 2011.
Seção
Artigos científicos