<b>O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i1.13125

  • Fábio de Oliveira Matos Universidade Federal do Ceará
  • Tiago Estevam Gonçalves Professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica/Ceará
Palavras-chave: Espaço urbano. Novas centralidades. Shopping center.

Resumo

Este artigo trata da formação de novas centralidades em Fortaleza e sua relação com os shoppings centers. Apresentando uma reflexão teórica acerca de temáticas como centralidade, consumo e espaço urbano, é abordado a influência do estabelecimento dos shoppings centers no direcionamento do espaço urbano da capital cearense. Trata-se também a relação consumo-lazer, e de que forma esses novos estabelecimentos comerciais modificaram a dinâmica de produção de espaços de sociabilidade, promovendo a concorrência com espaços clássicos de lazer, como o centro tradicional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio de Oliveira Matos, Universidade Federal do Ceará
Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.
Tiago Estevam Gonçalves, Professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica/Ceará
Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará
Publicado
2012-10-08
Como Citar
MATOS, F. DE O.; GONÇALVES, T. E. <b>O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i1.13125. Boletim de Geografia, v. 31, n. 1, p. 31-39, 8 out. 2012.
Seção
Artigos científicos