<b>O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i1.13125

  • Fábio de Oliveira Matos Universidade Federal do Ceará
  • Tiago Estevam Gonçalves Professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica/Ceará

Résumé

Este artigo trata da formação de novas centralidades em Fortaleza e sua relação com os shoppings centers. Apresentando uma reflexão teórica acerca de temáticas como centralidade, consumo e espaço urbano, é abordado a influência do estabelecimento dos shoppings centers no direcionamento do espaço urbano da capital cearense. Trata-se também a relação consumo-lazer, e de que forma esses novos estabelecimentos comerciais modificaram a dinâmica de produção de espaços de sociabilidade, promovendo a concorrência com espaços clássicos de lazer, como o centro tradicional.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Fábio de Oliveira Matos, Universidade Federal do Ceará
Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.
Tiago Estevam Gonçalves, Professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica/Ceará
Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará
Publiée
2012-10-08
Comment citer
MATOS, F. DE O.; GONÇALVES, T. E. <b>O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i1.13125. Boletim de Geografia, v. 31, n. 1, p. 31-39, 8 oct. 2012.
Rubrique
Artigos científicos