<b>Construção de um índice de estado do meio ambiente para os municípios da região da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró, RN</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i1.15304
Resumo
O presente artigo trata da construção de um índice de estado do meio ambiente para os 51 municípios pertencentes à bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró (BHRAM), Estado do Rio Grande do Norte. A estruturação do índice parte da análise conjunta de dois tipos de informações: a capacidade de suporte dos sistemas ambientais e o desmatamento até o ano de 2008, segundo dados do monitoramento do bioma caatinga (MMA, 2010). O índice possui duas classes qualitativas (Insustentabilidade/Sustentabilidade) e quatro níveis de intensidade para cada classe. A aplicação do índice permitiu uma visão ampla das condições ambientais nos municípios. O estudo aponta que 12 municípios estão na classe de Insustentabilidade, sendo necessária a adoção de medidas emergenciais de controle do desmatamento por parte do poder público.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.