<b>Construção de um índice de estado do meio ambiente para os municípios da região da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró, RN</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i1.15304

  • Rodrigo Guimarães de Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Fátima Maria Soares Kelting Universidade Federal do Ceará Departamento de Geografia
Palavras-chave: Sistemas Ambientais, Desmatamento, Sistema de Informações Geográficas

Resumo

O presente artigo trata da construção de um índice de estado do meio ambiente para os 51 municípios pertencentes à bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró (BHRAM), Estado do Rio Grande do Norte. A estruturação do índice parte da análise conjunta de dois tipos de informações: a capacidade de suporte dos sistemas ambientais e o desmatamento até o ano de 2008, segundo dados do monitoramento do bioma caatinga (MMA, 2010). O índice possui duas classes qualitativas (Insustentabilidade/Sustentabilidade) e quatro níveis de intensidade para cada classe. A aplicação do índice permitiu uma visão ampla das condições ambientais nos municípios. O estudo aponta que 12 municípios estão na classe de Insustentabilidade, sendo necessária a adoção de medidas emergenciais de controle do desmatamento por parte do poder público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Guimarães de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Professor do Departamento de Gestão Ambiental - UERN. Doutor em Geografia - UFC.
Fátima Maria Soares Kelting, Universidade Federal do Ceará Departamento de Geografia
Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC. Pós Doutora em Geografia.
Publicado
2012-06-21
Como Citar
CARVALHO, R. G. DE; KELTING, F. M. S. <b>Construção de um índice de estado do meio ambiente para os municípios da região da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró, RN</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i1.15304. Boletim de Geografia, v. 30, n. 1, p. 31-43, 21 jun. 2012.
Seção
Artigos científicos