<b>O programa de coleta seletiva em Ituiutaba-MG</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i3.16788
Resumo
Os programas de coleta seletiva são considerados como uma das soluções ao problema da geração de lixo, isso porque preconiza a reutilização de diversos materiais como papéis, vidros, plásticos e metais. O município de Ituiutaba, localizado na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaiba-MG, contou com a implantação do Programa de Coleta Seletiva desde o ano 2001, o qual passou a operar em sistema cooperativista em 2003, sendo denominado Coopercicla. Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho foi analisar a eficiência do Programa de Coleta Seletiva (Coopercicla) implantado na cidade de Ituiutaba-MG. A metodologia empregada contou com a elaboração de referencial teórico que deu suporte às análises realizadas; a realização de trabalhos de campo à sede da Coopercicla e aplicação de questionários a parte dos moradores do bairro Platina. Os resultados alcançados demonstraram que embora grande parte dos bairros da cidade sejam contemplados com o sistema de coleta de resíduos não foi verificada a participação efetiva da comunidade atendida pelo programa, sendo este um ponto a ser melhorado. Percebeu-se que, mesmo a população entrevistada tendo consciência da importância da coleta seletiva (99%), uma parcela significativa dos entrevistados (45%) não colabora com a separação dos materiais.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.