PLANEJAMENTO URBANO EM TERESINA (PI): ABORDAGENS DA ÁREA CENTRAL NOS PLANOS

  • Silvana de Sousa Silva Instituto Federal do Pará - IFPA
  • Antonio Façanha Instituto Federal do Pará - IFPA
Palavras-chave: Planejamento. Planos. Área central. Teresina (PI).

Resumo

A análise da dinâmica do espaço urbano permite a identificação dos aspectos, elementares para a averiguação do significado dos processos orientados para ações em recortes como a área central. Nessa perspectiva, o planejamento urbano recebe destaque, demandando abordagens em escala nacional, mas também investigações locais, como subsídio para o entendimento de similitudes e diferenciações. Diante das características assumidas pelo planejamento e a trajetória deste na cidade de Teresina (PI), objetivou-se com o presente artigo, caracterizar as abordagens da (re)produção espacial da área central de Teresina, a partir da verificação do papel assumido nos Planos elaborados para a cidade. Para tanto, os procedimentos metodológicos foram compostos pela revisão de referencial teórico, utilizando autores como Lacerda et al. (2005); Souza (2006); Villaça (1999); Souza e Rodrigues (2004); Chaves (1998), bem como pela análise do processo de constituição dos Planos. Conclui-se, portanto, que as discussões sobre a área central de Teresina assumiram relevo em todos os Planos analisados, especialmente associadas a concentração de atividades e fluxos, demonstrado o papel que esse recorte guarda, no contexto da produção do espaço urbano da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana de Sousa Silva, Instituto Federal do Pará - IFPA
Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2012-2014). Professora Substituta do Departamento de Geografia e História da Universidade Federal do Piauí e professora do Programa de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UESPI. Participa na condição de pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos Regionais e Urbanos (GERUR), vinculado à UFPI. Desenvolve pesquisas relacionadas a cidade; planejamento e gestão urbanos; intervenções urbanas; centro e centralidade urbana; dinâmica urbano-regional; relação urbano-rural, métodos e técnicas de pesquisa em Geografia; metodologia e procedimentos alternativos no ensino de Geografia. Avaliadora da Revista Equador UFPI.
Antonio Façanha, Instituto Federal do Pará - IFPA
Doutor em Geografia (UFPE/2009). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Piauí, tendo desenvolvidos estudos na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia Regional, Geografia do Piauí e Ensino de Geografia. Publicou os livros "Desmitificando a geografia: espaço, tempo e imagens [2004] ;Indicações geográficas e temas em foco; [2011]. Participa na condição de líder do Grupo de Pesquisa intitulado; Grupo de Estudos Regionais e Urbanos [GERUR], vinculado ao CNPq/UFPI e pertence ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia [NUPEG]. Foi Coordenador do Mestrado em Geografia da UFPI [2011/2013]. Atualmente é docente-pesquisador da Graduação e do Mestrado em Geografia/UFPI.
Publicado
2017-08-09
Como Citar
SILVA, S. DE S.; FAÇANHA, A. PLANEJAMENTO URBANO EM TERESINA (PI): ABORDAGENS DA ÁREA CENTRAL NOS PLANOS. Boletim de Geografia, v. 35, n. 1, p. 17-27, 9 ago. 2017.
Seção
Artigos científicos