<b>A Formação de Professores e a Importância do mapa na compreensão da Espacialidade por meio da construção de conceitos cartográficos</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v29i2.8607

  • Sonia Maria Munhoes Romano Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Alfabetização em Geografia, Construtivismo, Construção de Conceitos, Aquisição de Conhecimentos, Visão Vertical, Visão Oblíqua

Resumo

As reflexões contidas neste texto estão baseadas na busca de respostas para as dificuldades encontradas por alunos do Ciclo II e do Ensino Médio na disciplina de Geografia, mais precisamente na compreensão da espacialidade relacionada com a utilização do mapa.   Decidimos pesquisar as aulas de Geografia nas séries iniciais, no sentido de acompanhar a trajetória da escolaridade dos alunos até atingirem os níveis acima descritos. Percebemos que as dificuldades encontradas poderiam estar relacionadas com a formação dos professores dessas séries. Elaboramos uma pesquisa que contou com um público-alvo de professores da rede pública estadual de Ensino Fundamental Ciclo I, de cuja metodologia fez parte um pré-teste e oficinas específicas programadas para facilitar a construção de conceitos relacionados com a compreensão da espacialidade e a utilização do mapa.[1] Optamos pela construção dos conceitos cartográficos de Visão Vertical e Visão Oblíqua. O primeiro, pela sua importância na compreensão e na elaboração do mapa, e o segundo, em caráter comparativo, objetivando realçar o anterior. Procuramos fundamentar a nossa pesquisa na aquisição do conhecimento por meio da construção conceitual, utilizando-nos de atividades previamente elaboradas e relacionadas ao propósito de unir o ensino com a aprendizagem. Proporcionamos situações-problema como um incentivo à busca da solução para, dessa forma, tornar a aprendizagem mais significativa.

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Publicado
2012-04-20
Como Citar
ROMANO, S. M. M. <b>A Formação de Professores e a Importância do mapa na compreensão da Espacialidade por meio da construção de conceitos cartográficos</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v29i2.8607. Boletim de Geografia, v. 29, n. 2, p. 5-15, 20 abr. 2012.
Seção
Artigos científicos