<b>A Formação de Professores e a Importância do mapa na compreensão da Espacialidade por meio da construção de conceitos cartográficos</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v29i2.8607

  • Sonia Maria Munhoes Romano Universidade de São Paulo

Abstract

As reflexões contidas neste texto estão baseadas na busca de respostas para as dificuldades encontradas por alunos do Ciclo II e do Ensino Médio na disciplina de Geografia, mais precisamente na compreensão da espacialidade relacionada com a utilização do mapa.   Decidimos pesquisar as aulas de Geografia nas séries iniciais, no sentido de acompanhar a trajetória da escolaridade dos alunos até atingirem os níveis acima descritos. Percebemos que as dificuldades encontradas poderiam estar relacionadas com a formação dos professores dessas séries. Elaboramos uma pesquisa que contou com um público-alvo de professores da rede pública estadual de Ensino Fundamental Ciclo I, de cuja metodologia fez parte um pré-teste e oficinas específicas programadas para facilitar a construção de conceitos relacionados com a compreensão da espacialidade e a utilização do mapa.[1] Optamos pela construção dos conceitos cartográficos de Visão Vertical e Visão Oblíqua. O primeiro, pela sua importância na compreensão e na elaboração do mapa, e o segundo, em caráter comparativo, objetivando realçar o anterior. Procuramos fundamentar a nossa pesquisa na aquisição do conhecimento por meio da construção conceitual, utilizando-nos de atividades previamente elaboradas e relacionadas ao propósito de unir o ensino com a aprendizagem. Proporcionamos situações-problema como um incentivo à busca da solução para, dessa forma, tornar a aprendizagem mais significativa.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2012-04-20
How to Cite
ROMANO, S. M. M. <b>A Formação de Professores e a Importância do mapa na compreensão da Espacialidade por meio da construção de conceitos cartográficos</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v29i2.8607. Boletim de Geografia, v. 29, n. 2, p. 5-15, 20 Apr. 2012.
Section
Artigos científicos