<b>A Formação de Professores e a Importância do mapa na compreensão da Espacialidade por meio da construção de conceitos cartográficos</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v29i2.8607
Résumé
As reflexões contidas neste texto estão baseadas na busca de respostas para as dificuldades encontradas por alunos do Ciclo II e do Ensino Médio na disciplina de Geografia, mais precisamente na compreensão da espacialidade relacionada com a utilização do mapa. Decidimos pesquisar as aulas de Geografia nas séries iniciais, no sentido de acompanhar a trajetória da escolaridade dos alunos até atingirem os níveis acima descritos. Percebemos que as dificuldades encontradas poderiam estar relacionadas com a formação dos professores dessas séries. Elaboramos uma pesquisa que contou com um público-alvo de professores da rede pública estadual de Ensino Fundamental Ciclo I, de cuja metodologia fez parte um pré-teste e oficinas específicas programadas para facilitar a construção de conceitos relacionados com a compreensão da espacialidade e a utilização do mapa.[1] Optamos pela construção dos conceitos cartográficos de Visão Vertical e Visão Oblíqua. O primeiro, pela sua importância na compreensão e na elaboração do mapa, e o segundo, em caráter comparativo, objetivando realçar o anterior. Procuramos fundamentar a nossa pesquisa na aquisição do conhecimento por meio da construção conceitual, utilizando-nos de atividades previamente elaboradas e relacionadas ao propósito de unir o ensino com a aprendizagem. Proporcionamos situações-problema como um incentivo à busca da solução para, dessa forma, tornar a aprendizagem mais significativa.
Téléchargements
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.