<b>Geografia e as escalas de poder: uma análise sobre os grupos políticos na cidade de Irati – PR</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i3.9670

  • Emerson Rigoni Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, Paraná
  • Marcia da Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, Paraná
Palavras-chave: Poder local, Poder político local, História política

Resumo

O presente artigo tem por objetivo aprofundar o estudo entre as relações em torno da questão do poder político local, partindo da premissa de que o mesmo é reflexo das ações político-partidárias e do poder local, bem como compreender como ocorreram os conflitos e acordos entre a elite política da cidade de Irati - PR, no espaço que compreende o ano de 1988 até 2008, períodos eleitorais, marcados pela efervescência nas relações do poder local. Esse recorte temporal justifica-se também pelas transformações ocorridas na história política local e nas demais escalas. Para tal, serão nesse breve ensaio discutidos os conceitos de poder local e de poder político local bem como a importância da análise política na ciência geográfica e a apresentação de alguns dados, objetivando fortalecer a base conceitual a ser utilizada no aprofundamento futuro dessa pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Rigoni, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, Paraná
Professor Colaborador do Departamento de Geografia da UNICENTRO - Campus Irati, aluno do programa de Mestrado em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Marcia da Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, Paraná
Professora Dra. do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro Oeste - Campus Guarapuava. Orientadora do Programa de Mestrado em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Publicado
2012-08-22
Como Citar
RIGONI, E.; SILVA, M. DA. <b>Geografia e as escalas de poder: uma análise sobre os grupos políticos na cidade de Irati – PR</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i3.9670. Boletim de Geografia, v. 30, n. 3, p. 117-125, 22 ago. 2012.
Seção
Artigos científicos