EVOLUÇÃO DA IMPERMEABILIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO OSÓRIO
Abstract
o presente trabalho tem como objetivo determinar a evolução da impermeabilização da bacia hidrográfica do córrego Osório, na cidade de Maringá (PR) e, verificar a influência da urbanização da área em seu entorno, salientando os aspectos relacionados a impermeabilização e as conseqüências no escoamento pluvial e o sistema de drenagem instalado. A bacia em estudo está localizada na região nordeste da área urbana de Maringá, noroeste do Estado do Paraná. A delimitação da área em estudo foi determinada pela carta planialtimétrica, juntamente com fotografia aéreas na escala 1:8000 (sobrevôo de 1977 e 1995). O ciclo anual de precipitação foi calculado com base a partir e uma série de dados de 27 anos e demonstrou para a região de Maringá estações do ano bem definidas quanto a pluviosidade. As estimativas de vazão para a área total da bacia foram 21,94 m3/s. como resultado final, os principais problemas ambientais identificados foram: processo erosivo tipo voçoroca depósitos induzidos, ausência de mata ciliar.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2011-03-24
How to Cite
STEVAUX, J. C.; VIEIRA, S. B. EVOLUÇÃO DA IMPERMEABILIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO OSÓRIO. Boletim de Geografia, v. 24, n. 1, p. 147-163, 24 Mar. 2011.
Issue
Section
Artigos científicos
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.