EVOLUÇÃO DA IMPERMEABILIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO OSÓRIO

  • José Cândido Stevaux UEM
  • Sónia Borges Vieira UEM

Abstract

o presente trabalho tem como objetivo determinar a evolução da impermeabilização da bacia hidrográfica do córrego Osório, na cidade de Maringá (PR) e, verificar a influência da urbanização da área em seu entorno, salientando os aspectos relacionados a impermeabilização e as conseqüências no escoamento pluvial e o sistema de drenagem instalado. A bacia em estudo está localizada na região nordeste da área urbana de Maringá, noroeste do Estado do Paraná. A delimitação da área em estudo foi determinada pela carta planialtimétrica, juntamente com fotografia aéreas na escala 1:8000 (sobrevôo de 1977 e 1995). O ciclo anual de precipitação foi calculado com base a partir e uma série de dados de 27 anos e demonstrou para a região de Maringá estações do ano bem definidas quanto a pluviosidade. As estimativas de vazão para a área total da bacia foram 21,94 m3/s. como resultado final, os principais problemas ambientais identificados foram: processo erosivo tipo voçoroca depósitos induzidos, ausência de mata ciliar.     

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Cândido Stevaux, UEM
Aem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: rio paraná, geomorfologia fluvial, hidrologia, fluvial sedimentology e sedimentologia fluvial. http://lattes.cnpq.br/6786064255704972
Published
2011-03-24
How to Cite
STEVAUX, J. C.; VIEIRA, S. B. EVOLUÇÃO DA IMPERMEABILIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO OSÓRIO. Boletim de Geografia, v. 24, n. 1, p. 147-163, 24 Mar. 2011.
Section
Artigos científicos