FORMAÇÃO DA FRENTE DE EXPANSÃO, FRENTE PIONEIRA E FRONTEIRA AGRÍCOLA NO OESTE DA BAHIA
Abstract
A Frente de Expansão é tratada como sendo o primeiro momento de ocupação do espaço, enquanto que a Frente Pioneira constitui o ambiente oposto ao das regiões antigas, tradicionais e esvaziadas de população. A Fronteira Agrícola pode ser entendida como uma área potencial para expansão das ocupações agropecuárias, acompanhada por sucessivas aplicações de capital e tecnologia. Desta forma, o objetivo deste trabalho é discutir a formação da fronteira mediante a unificação da Frente de Expansão, Frente Pioneira e a Fronteira Agrícola como forma de explicação do processo de ocupação do Oeste da Bahia. Os resultados apontaram que a baixa densidade populacional em 1985 revelou um vazio demográfico existente na época e que as mudanças do perfil de produção, tanto das lavouras agrícolas quanto da atividade pecuária, são reflexos dos investimentos em capital e tecnologia no campo. Além do que, observou-se uma falta de uniformidade no grau de modernização entre as distintas microrregiões, como também entre os municípios de cada microrregião.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.