FORMAÇÃO DA FRENTE DE EXPANSÃO, FRENTE PIONEIRA E FRONTEIRA AGRÍCOLA NO OESTE DA BAHIA

  • Crisliane Aparecida Pereira dos Santos Universidade do Estado da Bahia, Campus IX
  • Edson Eyji Sano Embrapa Cerrados

Résumé

A Frente de Expansão é tratada como sendo o primeiro momento de ocupação do espaço, enquanto que a Frente Pioneira constitui o ambiente oposto ao das regiões antigas, tradicionais e esvaziadas de população. A Fronteira Agrícola pode ser entendida como uma área potencial para expansão das ocupações agropecuárias, acompanhada por sucessivas aplicações de capital e tecnologia. Desta forma, o objetivo deste trabalho é discutir a formação da fronteira mediante a unificação da Frente de Expansão, Frente Pioneira e a Fronteira Agrícola como forma de explicação do processo de ocupação do Oeste da Bahia. Os resultados apontaram que a baixa densidade populacional em 1985 revelou um vazio demográfico existente na época e que as mudanças do perfil de produção, tanto das lavouras agrícolas quanto da atividade pecuária, são reflexos dos investimentos em capital e tecnologia no campo. Além do que, observou-se uma falta de uniformidade no grau de modernização entre as distintas microrregiões, como também entre os municípios de cada microrregião.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Crisliane Aparecida Pereira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia, Campus IX

Graduada em Engenharia Agronômica (1997-2001); MSc. Microbiologia Agrícola (2002-2004); Doutoranda em Ciências Ambientais, em andamento, como também é prof. Assistente da Universidade do Estado da Bahia/Campus IX

Publiée
2016-03-24
Comment citer
PEREIRA DOS SANTOS, C. A.; SANO, E. E. FORMAÇÃO DA FRENTE DE EXPANSÃO, FRENTE PIONEIRA E FRONTEIRA AGRÍCOLA NO OESTE DA BAHIA. Boletim de Geografia, v. 33, n. 3, p. 68-83, 24 mars 2016.
Rubrique
Artigos científicos