PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE MORADORES DA ZONA DE AMORTECIMENTO DO PARQUE MUNICIPAL DA SERRA DE SÃO DOMINGOS – POÇOS DE CALDAS (MG)
Abstract
As zonas de amortecimento são importantes áreas para a manutenção das unidades de conservação. Com os entornos das áreas protegidas brasileiras sendo amplamente habitados, torna-se importante estudar essas populações. Deste modo, o presente estudo objetivou levantar a percepção ambiental dos moradores do entorno do Parque Municipal da Serra de São Domingos, localizado no município de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. Para este fim, utilizou-se formulários, aplicados por meio de entrevista estruturada, com perguntas abertas, fachadas e dependentes. Foram entrevistados 104 moradores em 14 locais da zona de amortecimento. O estudo revelou que há um amplo desconhecimento das funções e leis que regem a unidade de conservação. Também falta informações sobre a zona de amortecimento e sua delimitação. O conceito de meio ambiente predominante entre os entrevistados é reducionista, o que mostra que os habitantes locais não se veem como parte do meio em que vivem. A maioria dos participantes da pesquisa exerce atividades rurais na própria zona de amortecimento, fato que justifica demanda de projetos no âmbito da Educação Ambiental. O estudo levantou outros problemas no entorno da unidade: parcelamento do solo rural, uso desregulado de recursos hídricos, utilização de defensivos químicos nas lavouras, depósito irregular de resíduos domésticos e reflorestamento de áreas mineradas com espécies exóticas. Portanto, o estudo teve como fim ser um subsídio para os gestores da unidade em futuras políticas para os arredores do parque.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.