PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE MORADORES DA ZONA DE AMORTECIMENTO DO PARQUE MUNICIPAL DA SERRA DE SÃO DOMINGOS – POÇOS DE CALDAS (MG)

  • Gustavo Andrade Godoy Escola Estadual Professor Arlindo Pereira - Alfenas, Minas Gerais
  • Antonio Donizetti Gonçalves de Souza

Résumé

As zonas de amortecimento são importantes áreas para a manutenção das unidades de conservação. Com os entornos das áreas protegidas brasileiras sendo amplamente habitados, torna-se importante estudar essas populações. Deste modo, o presente estudo objetivou levantar a percepção ambiental dos moradores do entorno do Parque Municipal da Serra de São Domingos, localizado no município de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. Para este fim, utilizou-se formulários, aplicados por meio de entrevista estruturada, com perguntas abertas, fachadas e dependentes. Foram entrevistados 104 moradores em 14 locais da zona de amortecimento. O estudo revelou que há um amplo desconhecimento das funções e leis que regem a unidade de conservação. Também falta informações sobre a zona de amortecimento e sua delimitação. O conceito de meio ambiente predominante entre os entrevistados é reducionista, o que mostra que os habitantes locais não se veem como parte do meio em que vivem. A maioria dos participantes da pesquisa exerce atividades rurais na própria zona de amortecimento, fato que justifica demanda de projetos no âmbito da Educação Ambiental. O estudo levantou outros problemas no entorno da unidade: parcelamento do solo rural, uso desregulado de recursos hídricos, utilização de defensivos químicos nas lavouras, depósito irregular de resíduos domésticos e reflorestamento de áreas mineradas com espécies exóticas. Portanto, o estudo teve como fim ser um subsídio para os gestores da unidade em futuras políticas para os arredores do parque.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Gustavo Andrade Godoy, Escola Estadual Professor Arlindo Pereira - Alfenas, Minas Gerais
Graduado em Geografia Bacharelado e Licenciatura na Universidade Federal de Alfenas, tendo atuado, principalmente, em temas e assuntos relacionados à Geografia Física, concentrando os estudos em Geoprocessamento e Áreas Verdes. Possui MBA em Gestão Ambiental. Mestre em Ciência e Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Alfenas, com pesquisa na área de Unidades de Conservação e Percepção Ambiental.
Publiée
2018-11-20
Comment citer
GODOY, G. A.; DE SOUZA, A. D. G. PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE MORADORES DA ZONA DE AMORTECIMENTO DO PARQUE MUNICIPAL DA SERRA DE SÃO DOMINGOS – POÇOS DE CALDAS (MG). Boletim de Geografia, v. 36, n. 3, p. 144-159, 20 nov. 2018.
Rubrique
Artigos científicos